• 31 de outubro de 2012

    Angústia

    – Me sinto angustiado nesses dias que fico sem fazer nada sabe?

    – Sim eu entendo. Como você se sente contigo mesmo nesses dias?

    – Ah, parece que sei lá, que eu sou um vagabundo entende?

    – Ãhã. Agora pense comigo: o fato de não estar fazendo nada neste dia em específico lhe transforma necessariamente em um vagabundo?

    – Hum, acho que não. Nos outros dias eu trabalho.

    – Perfeito! Além disso: vagabundo segundo o conceito de quem?

    – Como assim?

    – Ora, para você se dizer: eu sou um vagabundo, é necessário ter um “conceito” de vagabundo não é?

    – Entendi… ah é que meu pai, por exemplo, trabalha todos os dias, nunca para, é meio workaholic sabe?

    – Sei. Bem… tem uma diferença entre um vagabundo e um workaholic não?

    – Tem sim.

    – Entre essas diferenças, onde você está segundo os seus conceitos?

    – Bem, eu acho que estou no caminho de ser uma pessoa responsável profissionalmente. Eu já pago minhas contas e tenho conseguido cada vez mais trabalhos.

    – Ótimo, ainda não chegou lá 100%, mas também não está na estaca zero.

    – Isso.

    – Muito bem. De que forma a “angústia” que você sente pode ser direcionada à seu favor, tendo como meta “chegar lá”?

    – Acho que ao invés de eu me achar um vagabundo, posso começar vendo o que já consegui fazer para me animar para o que ainda preciso fazer. Traçar alguns planos para o dia e mandar ver!

    – Mande ver então!

    – Show!

    Angústia, ao contrário do que pensamos é uma emoção altamente positiva. Ela é um combustível muito forte para mudanças, se você guiar a sua angústia na direção certa ela te impulsiona, senão ela te queima e este é o perigo da angústia.

    Geralmente a falta para a angústia uma direção, um comportamento. Outras vezes, como no caso acima, ela precisa, também, ser depurada. O cliente se angustiava porque “ficar sem fazer nada” era o sinônimo de “vagabundo” e estas pessoas – nos conceitos desse cliente – não vão “chegar lá”. Portanto, ficar sem fazer nada era o mesmo que ir à falência.

    Este é um caso em que a angústia se associa à identidade da pessoa, ou seja, quando ela esta angustiada porque a situação lhe faz identificar-se com um papel que ela não deseja para si. Inicialmente precisamos nos des-identificar com este papel identificando os critérios que nos fizeram nos identificar com ele. Como no exemplo: ficar um dia sem trabalhar = vagabundo, mas será mesmo isso? No caso do cliente não! Ele tinha um dia “de folga”, mas pagava todas as suas contas e sobrava um pouco de dinheiro ainda. Portanto, ao rever os seus conceitos ele conseguiu se des-identificar do papel de vagabundo.

    O segundo passo foi usar a emoção gerada para melhorar ainda mais a auto-imagem do cliente; no caso ele já deu os primeiros passos quando disse: “posso começar vendo o que já consegui fazer para me animar para o que ainda preciso fazer”; ele se identifica com as competências que ele possui e se anima, com isso a angústia está sendo direcionada para melhorar a auto-estima e confiança dele, o segundo passo fica, então, claro: montar um plano para o dia e “mandar ver”.

    A angústia é positiva quando a direcionamos, dê uma direção para essa energia ao invés de mantê-la presa no peito rodando e rodando e te consumindo no processo. Simplesmente pergunte-se: que atividade eu poderia fazer par transformar essa angústia em orgulho, motivação, confiança, felicidade ou satisfação? Faça isso e “mande ver”.

    Se não vier nenhuma resposta talvez você queira se perguntar: quando sinto esta angústia, como me sinto comigo mesmo? E então fazer o que fiz com meu cliente, des-identificar-se de um papel inadequado e criar os comportamentos para assegurar-se de que você será algo que quer ao invés de algo ou alguém que não quer!

    Abraço

    Viste nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: