• 4 de janeiro de 2013

    Sonhos

    – Sonhei que eu estava brigando com  meu pai e mina mãe… foi estranho, no começo eu estava bem até, depois fiquei irritado e comecei a brigar com eles. Cheguei até a agredir eles no sonho!

    – O que te deixou brabo?

    – Não me lembro muito bem… só me lembro que eu gritava assim: cansei de ser filho de vocês! Cansei!

    – Ah é? Hum… que interessante!

    – É? Porque?

    – Pense nas últimas sessões, pense no seu processo até aqui e me diga você

    – (Pensativo) Quer dizer que eu cansei de tapar o sol com a peneira, cansei de me fazer de bonzinho para ser amado por todos… e que eu cansei de ser responsável por coisas que não são de minha responsabilidade…

    – Continue…

    – Eu não posso não ser filho deles, mas eu posso ser filho do meu jeito ao invés de ser do jeito que eles querem que eu seja. Acho que eu não quero mais ser o filho que aquela família precisava, mas sim o filho que eu quero ser entende?

    – Sim, você quer largar aquele papel antigo de filho e ter um novo, ao seu estilo, é isso?

    – É!

    – Tem tudo a ver com o seu processo não tem?

    – Tudo!

    – Está muito bom, mas vamos aprofundar… o que mais tem nesse sonho tão importante?

    – Acho que ele me indicou um dos caminhos que eu tenho que trilhar. Nesse sonho eu dei um tapa na minha mãe e disse para o meu pai que ele foi omisso e que eu tinha cansado de ser filho dos dois.

    – E?

    – E eu acho que isso significa que “ser filho deles” é tentar mediar algo que não é para eu mediar e eu faço isso um monte na minha vida: me coloco como mediador de um monte de problemas que não são meus e me sinto culpado se não o faço! Eureca! Descobri porque fico tão mal quando “deixo os outros com os problemas deles”!

    – Que bacana hein? E me diga: qual o caminho que você deve trilhar então?

    – Este para começar: me desapegar do papel de mediador. Usá-lo quando eu julgar necessário, importante para mim e os outros envolvidos, mas se não, deixar cada um com os seus problemas. Quando fico muito de mediador as pessoas me colocam na vida delas a partir deste papel e devo dizer: eu odeio este papel.

    – Ótimo, agora o que eu quero que você foque então é em abrir mão do papel de mediador, já que o seu sonho disse isso, você tem que fazer né?

    – É, tenho, preciso, quero!

     

    Sonhos são ainda um mistério dentro da ciência. As questões fundamentais: o que é o sonho? Para que sonhamos? Ainda não são consenso em toda a área médica e psicológica. No entanto temos muitas informações sobre os sonhos que podem nos ajudar em vários momentos da nossa vida.

    Uma das formas de compreender os sonhos é entender que o sonho nada mais é do que uma continuação da “vida desperta” na qual a pessoa continua encenando sua pessoa com a sua identidade de formas diferentes visto que a linguagem do sonho é diferente da linguagem desperta. Ao entendermos o sonho desta forma podemos fazer pontes entre o sonho e o comportamento da pessoa, suas questões evolutivas e que, muitas vezes, o sonho fornece informações ou mesmo comportamentos que são a chave para a mudança.

    Assim é importante prestar atenção ao sonho e nos perguntar o que aquilo tem a ver com a nossa vida atual. Muitas vezes os sonhos são confusos e um terapeuta irá ajudar você a decifrar a linguagem por vezes truncada e metafórica que o sonho possui. No caso acima, por exemplo, o fato de esbofetear a mãe e dizer ao pai que ele era omisso no sonho não era apenas um desabafo, servia para algo mais: mostrar o papel que o cliente tinha na sua família. Quando ele percebeu que o papel de filho dele era ficar no meio da relação do pai e da mãe – que era muito conflituosa – para mediar os dois lados da família e mantê-la unida ele pode perceber que isso não é papel de filho e pode se desvincular deste papel sendo “filho à sua maneira”. Obviamente ele assumia este papel em outras relações também e pode – com o tempo – começar a agir de forma diferenciada nestas relações.

    Como usar os sonhos? Existem várias formas, vou passar uma básica: anote seus sonhos, todas as noites ou sempre que julgar um sonho impactante. Ao anotar o sonho você tem que tratá-lo como seu fosse algo muito importante, uma mensagem sua para você mesmo – o que de fato é. Se tratá-la desta forma você vai se interessar por ela e se perguntar: o que tem aí neste sonho para mim? De que forma posso melhorar minha vida com este sonho? Logo você começará a perceber semelhanças nos sonhos: com que você sonha, lugares, tipos de sonhos, temas etc. E ficará evidente a ligação disto com sua vida atual, com seus comportamentos.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: