• 4 de fevereiro de 2013

    Espontaneidade

    – Ai Akim, eu acho um saco isso manja?

    – Manjo?

    – Porra meu, eu não posso nem assoviar em paz que lá vem: blablabla, nhenhenhé!

    – Você está realmente nervoso não?

    – Cara, esta gúria TOLHE a minha individualidade! Ela não quer que eu seja eu!!!

    – É complicado mesmo… me faz lembrar daquela vez que ela ficou braba contigo porque queria ler na cama durante a noite e você queria dormir e ela disse algo do tipo: “mas eu preciso ler um pouco antes de dormir para pegar no sono”.

    – (silêncio breve) Você quer dizer algo com isso?

    – O que você acha?

    – Bom, você sempre quer… e eu acho que entendi… é algo do tipo: eu tenho coisas que enchem o saco dela e vice-versa?

    – Algo do tipo… encheção de saco não é exclusividade de ninguém né?

    – (risos) Entendi…

    – A questão meu caro, é como você vai lidar com isso, negociar o seu assovio entendendo que é uma expressão da sua individualidade, que você pode fazer isso a hora que quiser, porém, a sua namorada simplesmente e espontaneamente não gosta de assovio.

    – Entendi…
    A espontaneidade é uma característica muito desejada pelas pessoas nos seus relacionamentos. Tanto querem ser espontâneas quanto desejam que o outro seja espontâneo com elas. No entanto, a espontaneidade assumiu ao longo dos anos uma valorização que não lhe é adequada e isso tem causado muitos conflitos.

    Espontâneo é aquilo que ocorre de forma livre, sem artifícios, poderíamos dizer: que é natural da pessoa. Porém pense: duas pessoas se juntam e uma delas “espontaneamente” adora assoviar enquanto que a outra “espontaneamente odeia o som estridente do assovio. Elas começam a se relacionar e, de repente, aquela que gosta de assoviar começa a assoviar, obviamente, com o tempo a outra se irrita.

    Ser espontâneo em uma relação não quer dizer que o parceiro deve assumir tudo o que é seu. Ele pode gostar ou não do que é “natural” à você. E isso não significa tolher a individualidade de ninguém, mas sim que duas pessoas diferentes possuem gostos e preferências “espontaneamente” diferentes e nem sempre elas podem coincidir, pelo contrário, muitas vezes podem ir e direções totalmente opostas.

    Agora, quando ocorre a união destas características temos um momento mágico, divertido, descontraído. Momentos que sempre são lembrados com saudades e desejo que ocorra novamente. Quando duas pessoas espontaneamente possuem desejos semelhantes, características, manias semelhantes isso é uma verdadeira delícia. É um encontro.

    Lembrando Pearls da Gestalt: “não vim à este mundo para satisfazer as suas expectativas, você não veio à este mundo para satisfazer as minhas expectativas. Se nos encontramos é lindo, senão, não há nada a fazer.”

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: