• 25 de fevereiro de 2013

    Saudades

    – Não quero ficar pensando nele.

    – Mas porque?

    – Eu sinto falta do que tínhamos juntos…

    – Sente saudades é?

    – Sim.

    – O que você faz quando ela vem?

    – Eu tento esquecer dela… coloco de lado e vou tentar fazer outra coisa.

    – Entendi… bem, como já conversamos sei que hoje você está sentindo saudades dele, me permite fazermos uma experiência aqui?

    – Sim.

    – Ótimo, quero que você simplesmente permita essa saudades emergir e me conte o que você está lembrando e, enquanto estiver fazendo isso, quero que “deguste” dela, lembre das sensações.

    – Ok… eu me lembro de como era bom os meus passeios no parque com ele… fui lá esses dias por isso lembrei… ficávamos lá passeando e conversando sobre um monte de coisas, tomávamos um sorvete depois… era tão bom…

    – Ótimo… muito bem… não mata não é?

    – Não… estava até pensando de ir lá caminhar com uma amiga minha esses dias, antes de ter ido lá de verdade.

    – Ah é?

    – Sim. Hum que interessante… porque não convida ela de verdade agora?

    – É, vou fazer… nossa… que engraçado… lembrar dele agora não parece tão pesado.

    – Não parece não é?

    – É!

    – Parabéns!

     

    Muitas pessoas temem a saudade. Não querem lembrar-se de como algumas coisas boas foram, de fato boas. Isso aprisiona o sentimento e faz com que a pessoa tenha que ficar sob constante vigia das suas emoções e reações. Lembrar que algo foi bom não significa ter que fazer a mesma coisa com a mesma pessoa novamente, simplesmente significa que você está lembrando de algo que foi bom. Geralmente o medo vem em associar a sensação boa com a pessoa que não está mais junto com a gente, no entanto, a sensação boa deve ser associada com a experiência e não com a pessoa. Geralmente as pessoas que lidam bem com saudades fazem isso de forma “natural” e o resultado é que lembram de coisas boas e querem repeti-las em outros lugares com pessoas novas, pois o compromisso é para com o seu bem-estar.

    Saudade é uma emoção que sentimos quando algo/ alguém que foi bom para nós termina e não volta mais. É um retorno ao passado lembrando das coisas que foram boas e queremos sentir novamente. Algo como: Foi bom + sinto falta + quero novamente. A confusão se cria por associar o “foi bom” com aquela situação e não com a sensação interna da pessoa. Quando a pessoa atinge este tipo de atitude mental ela passa a reorganizar as suas memórias de saudades e coloca-las adequadamente em sua vida ficando sem medo de sentir saudades do que quer que seja!

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: