• 1 de maio de 2013

    Entrega

    – Não sei o que acontece sabe? Eu simplesmente não consigo me soltar…

    – O que poderia acontecer se você se soltasse?

    – Eu não sei… eu tenho medo de ficar nas mãos dele.

    – Entendo… você já “ficou nas mãos de alguém antes”?

    – Não, nunca permiti que isso pudesse acontecer.

    – O que é “ficar nas mãos de alguém”?

    – É quando eu faço coisas que não faria se estivesse sozinha sabe?

    – Sei… até onde me parece algo normal até não é mesmo?

    – Como assim normal?

    – Bem, se eu estou sozinho tem coisas que eu não cogito de fazer. Já, se estou com outra pessoa tenho que cogitar.

    – Mas isso não te faz perder a sua identidade?

    – Só se você assim o quiser… Como fazer algo diferente da sua normalidade a faria perder a identidade?

    – (pensativa) Não sei ao certo…

    – O seu relacionamento está lhe solicitando um comportamento que você não tem… a pergunta é: fazer isso irá, de alguma forma, violentar você? Pense nas conseqüências: elas serão algo violento, destrutivo ou simplesmente diferente?

    – Pensando assim, parece que é simplesmente diferente… Não que seja algo que eu adore fazer, mas não vai me fazer mal. Vez ou outra eu posso fazer isso numa boa…

    – Pense no que você quer fazer então…

    Entregar-se é uma arte…

    No mundo de hoje é cada vez mais difícil entregar-se à uma relação, confiar e soltar-se são atributos que não estão mais sendo associados à relacionamentos, mas sim com o que eu quero – e apenas com isso.

    O problema é que as pessoas ficam com medo de algo que melhora muito a relação, acham que estarão fazendo um mal à elas próprias caso se soltem no relacionamento. Geralmente me perguntam: como posso confiar nele(a)? A questão de fato é se você pode confiar na sua relação! Num relacionamento a entrega não é para o outro, é para a relação que você quer desenvolver com o outro. O pensamento não deve ser: “estou me entregando e agora ele tem que se entregar também”, mas sim: “desejo entrega no meu relacionamento”. É a relação e a sua qualidade o que conta e não apenas você ou o outro.

    O medo de se entregar tem muito a ver com crise de identidade – como no exemplo acima – e com falta de confiança. Geralmente tem a ver com a competência de saber se dar limites e dá-los aos outros. Quanto mais a pessoa sabe se respeitar menos ela tem medo de se expôr à uma relação e se entregar. Isso é fácil de entender, pois, quanto menos sei cuidar do meu eu, mais fico à mercê do comportamento do outro e, por isso, tenho que ficar medindo o tempo todo o que a pessoa faz. Por outro lado, se me sinto à vontade comigo e sei me respeitar posso me entregar, pois, em primeiro lugar vou escolher bem com quem fazer isso, com critérios adequados e, em segundo lugar, vou saber dar limites quando necessário, daí a entrega não é tão assustadora.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: