• 2 de agosto de 2013

    Gostar x importar-se

    – Já não sei o que fazer, ela fica me dizendo que eu não me importo com as coisas que ela gosta sabe?

    – Sei, me de um exemplo

    – Tem uma banda lá que ela gosta, mas eu não curto entende?

    – Claro que sim, mas você precisa, necessariamente gostar?

    – Como assim?

    – Veja o que ela pede é que você goste ou que você se importe com algo que é importante para ela?

    – Ela reclama que eu não me importo, mas pra mim dá na mesma.

    – Qual a diferença entre gostar e se importar?

    – Não sei!

    E você, sabe?

    Gostar é uma apreciação, é quando apreciamos algo de uma forma positiva, mostrando o nosso agrado por algo ou alguém; já importar-se é mostrar apreço por algo, demonstrar consideração.

    O gostar envolve uma apreciação pessoal, na qual a pessoa se envolve ativamente ao experimentar, aprovando e gozando de algo que a faz sentir-se bem, é extremamente pessoal, pois, como a origem da palavra diz, envolve o “gosto” de cada um.

    Importar tem a ver com uma avaliação de importância que não precisa ser pessoal. Sabemos que algo é importante, mas não precisamos, necessariamente gostar disso.

    O que isto tudo tem a ver com o caso acima?

    Uma das questões cruciais em uma relação é a capacidade dos conjugues conseguirem dar importância ao que é importante ao outro. Esta “importância compartilhada” gera uma sensação de aprovação e de intimidade fundamental para os relacionamentos. O tema tem se tornado cada vez mais importante nos últimos tempos uma vez que as pessoas tem se tornado cada vez mais egoístas em suas relações. O individualismo – favor não confundir com individualidade – tem se tornado um verdadeiro câncer para as relações uma vez que questões simples – acredite é simples – como essa não são mais tão claras para as pessoas.

    Como aprender a se importar com algo que não gostamos?

    Em primeiro lugar é importante entender que o fato de não gostarmos não significa que a coisa não possua valor, ela simplesmente não empresta uma experiência boa à nós. Uma vez que a coisa possui valor a pergunta é simples: a pessoa que amo dá valor à isto, posso atribuir valor à isto como uma forma de honrá-la e respeitá-la? Se a pergunta à essa resposta for sucessivamente “não”, sugiro outra: porque estou me relacionando com esta pessoa?

    Aprendermos com o universo do outro permitindo que ele faça parte de nossas vidas é uma das condições básicas para uma boa relação. Conhecer e dar importância àquilo que é importante para o outro é fator fundamental para a intimidade, sem isto é muito difícil que os laços se estreitem. Obviamente talvez não seja possível realizar a tarefa para todos os aspectos da vida do outro, porém um mínimo é necessário para que o respeito e admiração se tornem algo comum ao casal.

    O respeito por algo que é importante ao conjugue é um dos fatores fundamentais dos casais de sucesso segundo as várias pesquisas de John Gottman, pesquisador americano que trabalha exclusivamente com o tema. Além deste existem outros que vamos trazer ao longo dos dias, não perca!

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: