• 29 de novembro de 2013

    Pessoas brabas

    – Ele é muito brabo sabe?

    – Sim, você já me falou, mas eu percebo outra coisa nele também.

    – O que?

    – Medo.

    – Medo? Nossa…

    – Você já percebeu que sempre que ele fica “brabo” é quando você mostra algum desejo ou intenção sua?

    – É verdade, não tinha feito o link mas pensando bem…

    – Pois é, porque será?

    – Nossa Akim, será que ele se sente ameaçado?

    – O que você acha?

    – Sabe que pensando assim faz sentido? Ele sempre fala meio brabo comigo e fica dizendo que eu quero sair de perto dele… Que coisa!

    – Pois é…

    As tais “pessoas brabas” que são um tema recorrente no consultório em geral são pessoas muito rígidas e medrosas. Porque afirmo isso?

    Raiva e brabeza são necessários quando?Em geral quando estamos preocupados ou nos sentindo agredidos e violados, e sempre que nos sentimos assim a emoção básica que temos é o medo. A solução para o medo é a fuga ou a luta e para estas duas situações sentimos a emoção da raiva. A pessoa braba é a pessoa que ataca. Ela ataca para não ser atacada ou para neutralizar o que ela considera como oponente – que pode ser desde uma pessoa até mesmo uma ideia.

    Assim temos o pai autoritário que percebe toda manifestação de individualidade dos filhos – assim como da esposa muitas vezes – como ameaças a serem neutralizadas e ele ataca com sua brabeza. A esposa ciumenta que ataca toda manifestação de vida própria do marido porque considera esses atos ofensivos e a lista se estende.

    Se você se identifica como uma dessas pessoas brabas pare para refletir sobre os seus medos e ansiedades – tá eu sei que você não tem nenhum – mas então pare e pense no porque você se irrita tanto com uma frase que seu filho diz ou com um comportamento de sua namorada, mãe, pai ou qualquer pessoa. Pergunte-se: para que serve toda esta brabeza? E lembre-se que só ficamos agressivos quando algo nos agride, portanto o que está agredindo você? Isso realmente precisa ser entendido como uma agressão?

    Se você identifica os brabos e não sabe o que fazer com eles, lembre-se da mesma ideia: ele está reagindo à algo que está fazendo com que ele sinta-se violado ou agredido. Se a agressão vou muito violenta – tanto física quanto verbal ou moralmente falando – o melhor a fazer é se afastar e encontrar maneiras de se defender. Se não for o caso, tente olhar para esta parte dele (a) que está se sentindo violada, isso pode ajudá-lo (a) a poder deixar de lado a brabeza e buscar suavidade dentro de si.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: