• 24 de dezembro de 2014

    Abrir mão

    cronica-o-dia-que-eu-decidir-abrir-mao-de-voce-234669-1

    • Você está me dizendo que eu devo simplesmente aceitar que acabou?

    • Não que você “deve”, porque isso é escolha sua, mas sim que seria mais saudável para você.

    • E porque você acha isso?

    • Porque é a verdade. Terminou.

    • (Silêncio)

    • Posso entender que seja duro, ruim, dolorido, que te dê raiva e vontade de matar alguém… mas é a verdade.

    • Eu não gosto disso!

    • Eu compreendo e também aceito isso, é realmente uma droga.

    • Então?

    • Mas…

    • É a verdade?

    • Sim.

    • É uma droga mesmo! Eu não quero saber de aceitar isso ainda.

    • Ótimo… esse “ainda” já está muito bom. Já deixa você aberta para poder fazer isso em algum momento.

     

    No último post falei sobre o Natal e alguns dos problemas que as pessoas enfrentam nesta época do ano. Neste post trago uma reflexão sobre o tema das perdas que eu considero ser complexo nesta época.

    O Natal tem a ver com o início de um novo ciclo. Para os cristãos o nascimento de Jesus Cristo, para outras culturas esta mesma época está associada com novos ciclos do sol e oque significa que a vida tem que mudar novamente. Sempre que falamos em ciclos, falamos em movimento. Todo movimento envolve mudanças, toda mudança envolve algo que é perdido, algo que deixa de existir e isso envolve aprendermos a criar novas relações com o que foi e com o que está vindo. E esta é a reflexão de hoje.

    Aparentemente o grande problema de todos nós com as perdas é o de criar uma nova relação com o que foi perdido. Se perdemos uma pessoa, uma época de nossa vida (faculdade, adolescência) ou alguma coisa a regra é a mesma: a maneira pela qual vamos nos relacionar com o que foi perdido é fundamental para assegurar um bom desvinculamento ou um grande problema.

    Mas como se faz isso?

    Socialmente está em vago a ideia do desapego, mas o que é, exatamente o desapego? Desapegar-se não tem a ver com não dar importância às coisas com as quais estamos vinculados, mas sim e saber, justamente, “surfar” na maneira de se relacionar com as coisas. Tudo em nossa vida tem a capacidade de ser transitório: pessoas, situações e lugares. De maneira mais concreta: as pessoas com quem nos relacionamos, o dinheiro que temos, os lugares que frequentamos, este momento de vida podem se acabar – e, em geral, vão -, por esta razão não adianta tê-los como algo permanente e sob o nosso controle, porque não está. Pessoas podem ir embora, morrer ou não desejarem mais se relacionar conosco. Dinheiro acaba, recessões podem começar, os lugares que gostamos podem fechar e o momento que vivemos hoje não será para sempre.

    Quando nos relacionamos com estas coisas como fixas, dizemos à nós mesmos a pior mentira: nada irá mudar. Essa crença torna a perde extremamente dolorosa e difícil. Se “nada vai mudar”, “porque mudou”? Esta é a dor de quem perde algo. Se a crença é de que as coisas vão mudar pode-se assumir duas posturas: o niilismo “não adianta gostar de nada porque tudo vai embora mesmo” (que particularmente entendo como algo infantil, pois é uma negação à vida) e uma que gosto de chamar “é um bom dia para morrer” a qual assume a perda e vive o que há de bom nela mesmo assim, algo como o jogo de futebol só tem 90 minutos, sabemos que ele vai terminar, mas isso não nos impede de vê-lo.

    Esta segunda entendo como mais madura e corajosa. Trata-se de afirmar o trágico da vida com postura adulta. Assumir que tudo o que ocorre no nosso mundo é transitório e que, por esta mesma razão, podemos usufruir de tudo com comprometimento e força, com a moralidade fortalecida para quando acabar que possamos, com a mesma graça e serenidade, nos despedir. Isso é desapego. É a competência para saber dizer adeus quando as coisas terminam, sentindo toda a dor e tristeza necessárias pela perda, fazer o luto e buscar novos desafios na vida, novos lugares, pessoas e situações para investir nossa energia. Não tem nada a ver com ser indiferente, pelo contrário. É como ir num encontro com os amigos num bar, beber, comer, conversar, rir, viver o momento e saber que quando ele acabar, acabou.

    Espero que isso possa ajudar você a refletir de uma nova maneira sobre as perdas que sofreu ou está sofrendo – no caso de você estar passando por isso. Dar uma nova versão para nós mesmos daquilo que vivemos é o início de mudanças profundas.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

     

     

    Comentários
    Compartilhe: