• 11 de maio de 2012

    Estressado, eu?

    – Hum, você parece estar passando por um bom período de estresse não é?

    – Estresse? Não, não. Eu estou cansado e essa campanha está puxando a gente um monte, mas não estou estressado não.

    – Ah é? Hum, o que é estresse para você?

    – Ah… estresse é quando a gente fica brigando com todo mundo, irritado não é isso?

    – Não é beeem assim não…

    “Estresse” hoje tem o significado de “raiva” ou “irritação”. Falamos: “Beltrano é muito estressado” porque é uma pessoa briguenta, ou raivosa. Equívoco, irritação é uma característica do estresse e, geralmente, quando ocorre é porque a pessoa já estava sob estresse à muito tempo.

    Estresse tem a ver com situações de tensão. Situações que exijam mais da gente. Daí que, por exemplo, ter filhos ou uma preparar uma festa de aniversário – situações “positivas” – também são estressantes.

    No exemplo acima, a empresa estava numa campanha e o cliente estava dormindo menos, se alimentando com mais gorduras e carboidratos, muito mais atento que o normal e dando um “gás” fenomenal. Isso são os hormônios do estresse agindo e nos fazendo mais rápidos, mais atentos, mais espertos até. Conhece aquela pessoa que gosta de ser pressionada? Ela adora o efeito dos hormônios do estresse nela. Esta é a primeira fase do estresse. É normal, esperada e nosso organismo está preparado para ela.

    O problema é quando esta situações se mantém ou se agrava ou a pessoa sai de uma situação como essa e cai na próxima e depois em mais outra. Problema porque? Porque os hormônios são produzidos pelo organismo e essa produção exige o sacrifício de elementos do nosso organismo que não podem ser sacrificados durante muito tempo. O preço de se manter o estresse por muito tempo é que começamos a sacrificar o nosso próprio organismo para manter os hormônios em funcionamento em um determinado momento o organismo começa a ceder. Não só fisicamente, mas também emocionalmente. Nesse momento é que começa a irritação e as brigas.

    Toda vez que você está numa situação que, de alguma forma, é uma pressão – mesmo que leve – saiba que você, muito provavelmente, está usando do estresse para passar por ela. Se você faz isso muito, aprenda a como dar à você mesmo momentos de recuperação. O estresse é muito bom, é uma resposta que temos para os desafios da vida, no entanto, usar ele demais pode nos prejudicar.

    Comentários
    Compartilhe: