– Ele sempre faz isso comigo.
– Entendi, mas me diga, nunca ocorreu uma situação diferente?
– Como assim?
– Na relação de vocês nunca houve uma situação na qual você conseguiu “convencê-lo”?
– Sim, já houve.
– Ótimo, me conte um pouco sobre ela, foque o que você fez de diferente naquela situação.
– Hum, naquela vez ele começou a falar do mesmo jeito que ele sempre faz e eu fui ficando meio inibida como eu sempre fico. Mas daí eu pensei assim: “peraí, eu só estou querendo ir lá, não tem nada a ver com deixar ele aqui”. E daí eu disse isso para ele.
– E qual foi o resultado?
– Ele ficou falando mais umas duas vezes que eu estava abandonando ele, mas eu disse novamente: “eu quero que você vá comigo, venha”. Daí ele meio que ficou sem argumento sabe?
– Ótimo o que você pode aprender com essa situação?
– Nessa situação eu consegui me posicionar e daí não tinha muito o que ele falar. Era a minha posição sabe? Parece estranho isso porque é é uma coisa pequena, mas fez toda a diferença.
– Perfeito, agora você já sabe o que fazer da próxima vez não é?
– É né? (risos) que legal isso!
Muitas vezes estamos com a resposta dentro de nós, muitas vezes já até usamos a resposta para um problema pessoal e tivemos resultados. O problema é que não generalizamos esse aprendizado e voltamos a usar as respostas antigas e disfuncionais voltando aos mesmos problemas.
Fazer diferente significa tentar uma abordagem nova, um comportamento novo. Quem faz sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito num mesmo contexto geralmente terá os mesmos resultados. Quer mudanças em sua vida? Faça diferente. Posso dar uma dica? procure lembrar-se na sua vida se você já não fez essa mudança em algum outro contexto, geralmente temos cartas na manga que nem imaginamos ter. Se tiver é simples: adeque ao contexto atual e use, veja os resultados. E se não tiver? Seja criativo: invente!
Abraço
Visite o nosso site: www.akimpsicologo.com.br