• 24 de agosto de 2012

    Ansiedade

    – Aí eu fico muito ansiosa sabe?

    – Sim, sim. Agora me conte: com o que você fica ansiosa?

    – (pensativa) Eu não sei direito… acho que fico esperando uma resposta sabe?

    – Sim, perfeito.

    – É isso eu acho, fico pensando em quando vai vir a resposta e como ela não vem eu fico sem saber o que fazer.

    – Isso mesmo, tá muito bom. Agora pense: que resposta seria adequada para essa situação?

    – Hum… bem, eu acho que eu poderia dar uma resposta eu mesma, ou então, esquecer a situação até que venha a resposta porque eu não vou poder fazer nada mesmo, então não adianta ficar pensando.

    – Muito bom, você que conhece bem o seu dia-a-dia e você mesma: essas respostas parecem que vão te ajudar? Você vai conseguir colocá-las em prática?

    – Sim para as duas perguntas… vai dar certo sim até porque quando eu consigo não ficar ansiosa é isso que eu faço, agora tenho que fazer isso sempre nessa situação.

    – Muito bom!

    Ansiedade é uma emoção que tem a ver com algo que não sabemos fazer em uma determinada situação a qual vamos enfrentar. Geralmente a pessoa ansiosa tenta se afastar das situações que causam ansiedade ou busca minimizar os sintomas físicos. Embora essas respostas “ajudem”, elas não resolvem o problema.

    A questão fundamental da ansiedade é aprender uma forma de reagir à situação de maneira adequada. Uma vez que a pessoa aprenda isso a ansiedade se desfaz. Juntamente com isso a pessoa pode buscar respirar mais devagar, prestar atenção ao ambiente e relaxar como forma de minimizar os sintomas físicos, mas a resolução da ansiedade só vem – de fato – pela aprendizagem.

    Da próxima vez que estiver ansioso, pare e respire, buscando diminuir o ritmo dos pensamentos e da respiração. Sente-se confortavelmente numa cadeira. Assuma uma atitude de quem já teve problemas no passado e os resolveu e então pergunte-se: o que devo fazer nessa situação? Se a resposta não vier, vá atrás: busque amigos, livros, filmes, terapeuta, qualquer pessoa ou instrumento que te ajude a dar uma resposta para a sua pergunta.

    Abraço

    Visite também o nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: