– Daí ele me ligou e falou que queria conversar comigo.
– E você?
– Eu falei que sim, nos encontramos e foi a mesma coisa de sempre.
– Sim
– Daí ele quis me ver outro dia e quando vi, já tinha topado de novo.
– E?…
– Mas foi assim, acabou que combinamos mais ou menos e ele ficou de me ligar mais tarde…
– Sei…
– E ele não ligou e eu fiquei naquela meio que sem saber o que fazer e mandei uma mensagem perguntando o que ele queria fazer…
– Tava correndo atrás dele de novo já então é? (risos)
– Hã… é… hum… droga…
– Calma, acontece… imagino já o resto da história, mas vamos entender melhor esse “passo atrás”.
– Tá bem, vamos lá…
“Sabotagem” é um termo que usamos quando a pessoa está fazendo algo que está dando certo para ela e, “do nada” simplesmente para de agir daquela forma. A pessoa pára a academia de repente, volta a beber, vai conversar com quem quer distância; enfim: tem uma atitude que é contrária ao que ela quer, precisa, deseja e abre mão de um outro comportamento que estava dando certo e sendo útil para ela.
Usualmente a sabotagem ocorre porque o novo comportamento não está bem alicerçado ainda. Alguma questão de auto-estima, auto-imagem, alguma crença ainda possibilita que o comportamento antigo se manifeste no mesmo contexto, da mesma forma que antes gerando o mesmo resultado. Sem problemas, o importante é perceber a sabotagem e perceber o que fez com que você voltasse atrás. Detectado o elemento é importante que se dê atenção para este elemento para criar novas estratégias para que ele não venha a incomodar no futuro.
Abraço
Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br