• 5 de setembro de 2012

    Brigando com o passado

    – E eu sempre penso nisso tudo que me fizeram sabe?

    – Sei, é uma história complicada de fato.

    – Pois é e eu nunca consigo esquecer, sempre quero entender o que aconteceu, porque fizeram isso comigo sabe? Porque não fizeram diferente?

    – Entendo completamente.

    – É tão frustrante olhar para a minha história e ver que ela foi isso sabe?

    – Sim, eu imagino.

    (Silêncio)

    (Akim) – Mas sabe, por pior que tenha sido o seu passado, você está aqui não é?

    – Desse jeito, mas estou.

    – Sim, entendo perfeitamente. Temos um bom trabalho para fazer ainda, mas o fato é que você pode estar fazendo esse trabalho. Eu gostaria de te perguntar, inclusive, se você tem ideia de por onde deseja começar.

    – Nem sei, tem alguma sugestão?

    – Tenho, posso te contar para você ver se acha adequado?

    – Pode.

    – Então, ocorre que todos nos temos coisas que não queríamos ter passado, coisas que gostaríamos de ter passado e não passamos. Geralmente olhamos para isso e ficamos com raiva do que nos aconteceu, magoados com toda  a nossa história.

    – Mas tem algo errado com isso?

    – Isso não é um problema, pelo contrário: é compreensível. O problema é que enquanto ficamos brigando com esta história pelo que ela não foi não conseguimos olhar para o hoje e para o amanhã e assim, tocarmos as nossas vidas.

    – Entendo

    – Daí a minha sugestão inicial para você: fazer as pazes com a sua história, o que te parece?

    – Parece difícil.

    – Numa história como a sua, com tantos percalços você já é um vencedor, eu sei que talvez você não perceba, mas é. Esta dificuldade vai te ajudar a ser um vencedor ainda maior: vai conquistar a sua própria história, fazer as pazes com ela e tomar as rédeas da sua vida. Que te parece?

    – Sim, sim. É como eu falei, vai ser difícil, mas acho que é por aí mesmo né? Não adianta mais eu viver com raiva do que aconteceu.

    – Você pega rápido as coisas, parabéns, tenho certeza que este momento é uma nova página na sua história.

    – Obrigado

    Como lidar com o passado?

    O problema de “lidar com o passado” é que não estamos lidando com algo que é “concreto”, mas sim com algo que está em nossa mente. Não é com o “passado” propriamente dito que lidamos, mas sim com o passado que carregamos em nós. Muitos judeus quando saíram dos campos de concentração entraram em depressão e morreram, outros encontraram uma “estranha força” e viveram uma vida próspera e feliz mesmo tendo perdido tudo.

    Pesquisas mostram que existem dois comportamentos muito poderosos para aprender a lidar com o passado que carregamos com nós: gratidão e perdão.

    A gratidão é o ato de agradecermos por tudo o que encontramos de bom em nossa história de vida. O agradecimento é uma sensação de gratidão por algo que lhe fez bem, não precisamos agradecer à alguém ou alguma entidade ou coisa, apenas precisamos sentir esta gratidão pelo que nos fez bem. Este recurso ensina a pessoa a ver que no seu passado também existiram coisas boas e esse efeito é poderoso.

    O perdão serve para aqueles momentos, pessoas, situações que não nos fizeram bem. Porque perdoar? Para se libertar da mágoa que foi gerada na situação. O efeito do perdão é aceitar a dor que ocorreu para poder libertar-se dela. É como se você tivesse um corte e ficasse cutucando ele, o perdão é parar de cutucar e começar a cuidar para cicatrizar a ferida.

    A briga com o passado é inútil pois ele não voltará para ser mudado. O que podemos é aprender com ele e nos tornarmos mais sábios a de hoje em diante. Um autor americano disse certa vez: “se as pessoas parassem de brigar com o seu passado veriam que ele não é tão importante quanto parece”. O intuito deste texto não é tirar mérito ou razão que você possa ter para sentir mágoa de alguém ou alguma situação do seu passado, mas direcionar o seu olhar para o hoje e um futuro que lhe aguarda no qual olhar para o passado com gratidão e perdão seja, talvez, mais motivante e libertador que olhar com raiva e dor.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: