• 14 de setembro de 2012

    Elogio

    – E minha filha tem reclamado que eu não paro de criticar ela sabe?

    – Sim, e você: concorda com ela?

    – É, eu tenho que concordar sabe? Sou uma pessoa crítica, mas tenho resultados também!

    – Ah sim, claro que tem. No entanto, talvez criticar não seja a única forma de ter esses resultados não é?

    – É, pode ser que sim, mas aprendi assim.

    – Você também se critica muito?

    – Sim, o tempo todo. Por isso fico braba às vezes sabe? Se eu comparar as críticas que eu faço com os outros com aquelas que eu faço comigo mesma… nossa… eu sou uma santa!

    – (risos) Então você pega pesado com você é?

    – Às vezes não sei como eu me aguento!

    – Entendi… Bom, meus parabéns!

    – (Risos) Parabéns?Porque?Por ser super exigente?

    – Não, por perceber isso em você e perceber que está atrapalhando a sua relação com a sua filha e estar aqui dizendo isso para mim com o intuito de mudar.

    – Ah, mas isso não é nada né? Ainda faço a coisa errada!

    – Sim, no entanto, se não perceber que faz, não vai mudar nunca não é?

    – É…

    – E você acabou de fazer isso não é? Acabou de perceber

    – Sim

    – Então meus parabéns!

    – (…) É esquisito receber os parabéns…

    Elogiar é uma arte. O requisito de quem elogia é aprender a perceber o que deve ser elogiado, pois um elogio nunca deve ser falso, deve sempre, sempre, sempre ser verdadeiro. Agora pode ser feito – e deve – para todas as partes de um processo e é aí que entra a arte da coisa. O fato de elogiar uma pequena parte não quer dizer falta de compromisso com o restante do processo, mas sim o reconhecimento de que uma parte foi cumprida e – ao elogiar – mostrar a importância desta pequena parte. Qual o efeito disso? A pessoa começa a prestar mais atenção às pequenas partes e começa a generalizar este aprendizado para outras áreas da vida dela que precisam desta mesma parte.

    Parece legal não é?

    E é!

    A arte do elogio começa conosco e depois podemos aprender a estender para outras pessoas. Elogio sempre deve ser verdadeiro e é um treino, no começo achamos difícil elogiar porque não estamos acostumados à ver os pequenos detalhes, depois aprendemos a soltar o verbo. O efeito do elogio é que nos sentimos mais motivados e aprovados pelo que estamos fazendo, a sensação de “estou no caminho certo” fica presente. Ao elogiarmos uma pequena parte logo ficamos mais motivados para buscar as próximas conquistas, então ao invés de esquecermos dos objetivos de longo prazo, ao elogiarmos os pequenos avanços criamos uma motivação adicional para a próxima fase gerando mais auto-confiança e auto-segurança.

    Experimente: escolha uma tarefa qualquer e divida ela nos menores pedaços possíveis. Elogie-se ao executar cada pequeno pedaço, busque sentir-se orgulhoso e motivado ao terminar cada pequena tarefa. Se conseguir faça com outras pessoas também. Elogio gera elogios e um ambiente mais acolhedor.

    Abraço

    Visite: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: