• 5 de dezembro de 2012

    Quero terminar! (?)

    – Daí eu falei para ela assim: então tá, vamos terminar então.

    – Ah é? Opa, decidiu então é?

    – Ah sim, chega né?

    – E decidiu de verdade isso? Ou foi mais para ver se ela se toca?

    – (pensa) É… sei lá… ela tipo, ficou meio chocada manja? Na verdade fiz para dar um cutucão sabe?

    – Então, de fato, você não decidiu terminar?

    – É… na verdade não.

    – Hum… e se… ela não mudar, mas continuar no jogo de sedução com você: quanto tempo você aguenta?

    – Ah, sei lá…

    – Complicado não é mesmo?

    – Ai cara… é… não queria ter pensado nisso desse jeito droga!

    – Tava mais fácil você “por cima” tendo dado um corte não é?

    – É!

    – Pois é, mas, de repente você acaba se cortando nessa história não é mesmo?

    – Ai cara… o pior de ouvir você falar é que já aconteceu isso antes: deu um fora numa outra namorada e ela “aceitou” o término, semana seguinte ela ficou com outro cara e eu morri de raiva.

    – Terminar é uma decisão difícil, por essa mesma razão não deve ser usada levianamente sabe?

    – To entendendo…

    Terminar uma relação é uma decisão complexa, envolve sonhos, expectativas, refazer um futuro, se desapegar, lidar com o medo do arrependimento, com a dor da saudade e mais um monte de outros fatores.

    Terminar também causa medo, muitas pessoas se usam desse medo para intimidar seus conjugues dizendo por exemplo: “não aguento mais, vamos terminar!”; “Agora deu, não quero mais saber de você” e outras frases típicas de momentos de raiva. o problema é que muitas vezes este “terminar” na verdade significa um “pelo amor de Deus mude esta ou aquela característica em você porque eu te amo e não quero viver sem você”.

    Quando é este o caso geralmente é um término que não termina. Para aquele que iniciou o “término” situação horrível: ter que voltar atrás de algo que ele próprio disse que não queria mais; para quem “levou” o “término” nada menos pior: ficar na corda bamba do medo de que isso ocorra novamente. Aí ocorre que muitas vezes durante umas duas semanas à uns 2 meses as coisas “se acalmam” para depois voltar tudo na mesma.

    Pense bem: o que você quer é terminar e partir para uma nova relação porque esta relação – a relação e não a pessoa em específico – não é o que você quer? ou você só está dizendo que quer terminar para ver o que o outro faz? “Para dar um gelo”, para dar um “susto”. Reflita porque este gelo e este susto podem – e geralmente o fazem – voltar-se contra você mesmo e o pior podem simplesmente não funcionar e então ficarás com dois problemas nas mãos: resolver as emoções não resolvidas do “término” do relacionamento e ficar sem relação.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: