• 17 de dezembro de 2012

    Manutenção

    – Então Akim, eu acho que estou indo bem nos meus objetivos de terapia!

    – Concordo.

    – Eu estou agora assim: pensando no que eu preciso fazer para manter isso sabe?

    – Claro que sim, o que você acha que precisa?

    – (Pensa) Eu não sei ao certo, mas acho que eu tenho que começar a fazer mais amigos. Sei lá, me relacionar mais, me soltar mais.

    – Perfeito, de que forma isso iria ajudar você a manter as suas mudanças?

    – É que assim, se eu fizer isso eu vou estar… ampliando acho que é a palavra, o que eu já estou fazendo comigo para outras áreas entende?

    – Perfeitamente. Muito bem, que te parece de começar a fazer isso?

    – Hum, aí acho que vou começar um novo tema de terapia porque para mim isso é meio complicado.

    – Pois bem então, vamos começar um novo tema

    O post de hoje serve para ilustrar um pouco sobre a rotina de terapia. Muitas vezes as pessoas vem com um objetivo, uma meta, algo que desejam para si e começam a alcançar este objetivo. Quando começam a fazer isso vem o desejo de “sedimentar” a mudança e torná-la um novo hábito, mas como se faz isso?

    A melhor resposta que temos por enquanto é que quanto mais significativa for a mudança na vida da pessoa, mais ela irá ser importante e mais fácil será para que ela seja uma parte integral da pessoa. Porque? Se eu tenho um comportamento apenas em uma área da minha vida, por exemplo, ele será restrito àquela área. Se eu usar o mesmo comportamento em várias ou em todas as áreas da minha vida, este comportamento irá se tornar uma marca registrada minha. Por exemplo: uma pessoa que é organizada no trabalho porque “tem que ser”, mas chega em casa ou na vida conjugal e é uma bagunceira de marca maior é diferente daquela que é organizada em todas as áreas da vida.

    Quando a pessoa começa a levar um mesmo comportamento para as outras áreas ela terá que fazer adaptações, repensar seus valores e pensar no como executar o comportamento, também deverá se portar de forma semelhante em diferentes ambientes o que requer aprendizado. Enquanto faz isso ela fica o tempo todo pensando e repensando a sua vida em termos daquela mudança isso faz com que ela grude na cabeça da pessoa. Alguns, com o tempo acabam retirando a mudança de algumas áreas por perceber que não é tão útil ali, mas depois que a mudanças nas áreas em que é necessária já estão plenamente solidificadas.

    Fica a dica: quer mudar de uma maneira forte, envolvente e rápida? Faça a mesma mudança em todas as áreas da sua vida, exagere. No começo será, de fato, um exagero, depois de aprendido você faz os ajustes necessários.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: