• 19 de dezembro de 2012

    A vida parou?

    – Pois então, tenho esta sensação de que a vida parou sabe?

    – Sei

    – Mas assim, sei que não é isso, mas também não sei o que é

    – Hum, me conte: como você sabe que a “vida parou”?

    – (reflete) Não sei porque, mas quando você me perguntou isso eu lembrei que eu não queria ter ido no parque este final de semana, mas não fui.

    – O que você fez que não foi no parque?

    – Ah, eu fui ver um filme no cinema.

    – Hum… e o parque ficou de lado?

    – É, ficou…

    – Você tem feito muito isso ultimamente?

    – Não fazer o que eu quero?

    – É.

    – Sim.

    – Hum… daí a vida “para” né?

    – Faz sentido…

     

    “Minha vida parou”. Ouço esta expressão várias vezes em consultório.

    Geralmente as pessoas reclamam do trabalho, da vida financeira que não está indo adiante. Logo mais essa parte se arruma e elas continuam tendo esta “estranha sensação”. Até hoje o que tenho percebido é que quando a vida da pessoa para não é porque a vida parou de verdade, mas sim porque ela não está fazendo o que desejaria estar fazendo, torna-se um tédio tão profundo que é como se a vida tivesse parado por completo.

    Tédio é quando gostaríamos de estar fazendo alguma coisa e não estamos. Para sair da sensação de tédio só precisamos fazer qualquer pequeno movimento que esteja mais direcionado ao que desejamos. É impressionante o quanto que pequenos movimentos já tiram a pessoa do tédio e colocam “em movimento”, deixando-a mais animada e motivada com a vida.

    Muitas vezes as pessoas estão há tanto tempo nesta rotina que simplesmente não conseguem mais sequer vislumbrar o que elas desejam. É um “torpor” do ato de desejar. Geralmente se dá com pessoas que já abandonaram tantas vezes dos seus objetivos que terminam por nem querer senti-los novamente. Cria-se uma sensação de falta de palavra “comigo mesmo”.É importante assumir um compromisso com o ato de ir atrás do que se deseja para vencer o tédio e a sensação de que a vida não anda. Ao assumir e realizar a pessoa se coloca em movimento, mas se ela apenas desejar e não realizar vai alimentar o tédio novamente. não irá para frente!

    Algumas vezes a pessoa tem que ficar apenas com ela durante alguns dias – pequenas sessões diárias de ficar só, ouvindo uma música que gosta, ou comendo uma comida que gosta – para então poder começar a se fortalecer nos seus objetivos novamente. Após isto deve começar a tomar qualquer pequena atitude que o guie em direção ao objetivo se quiser assumir grandes atitudes, também vale! Manter este sistema geralmente leva a pessoa a motivar-se cada vez mais para manter o mesmo esquema – ele é auto-reforçador – e com isso ter prazer em desejar ao invés de tédio.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

     

    Comentários
    Compartilhe: