• 31 de dezembro de 2012

    Processos

    – Mas eu não consegui dizer tudo o que eu precisava!

    – Eu sei, eu sei. O que você conseguiu fazer?

    – Bem… eu consegui controlar a minha ansiedade, respirar fundo, me concentrar e dizer um pouco do que eu precisava.

    – Perfeito! Comparando isso com o que você fazia uns dois meses atrás, houve evolução?

    – É, se eu for comprar houve sim. Antes eu ficava emburrada uma semana e não falava nada.

    – Pois é. Tudo é um processo e você já começou o seu, agora tem que manter-se nele.

    – Eu sempre me cobro demais né?

    – Você sabe que sim, mas não tem problema cobrar-se menos também é um processo e você também já está bem melhor nele não é?

    – (Risos) É verdade. Antes eu achava que eu era uma idiota de não falar, agora sei que tenho medo e estou tentando mudar isso.

    – Perfeito!

     

    Muitas vezes queremos mudanças rápidas. Algumas são possíveis, outras denotam a ideia de processo.

    O que é um processo?

    Significa que a pessoa não está apenas mudando um pequeno comportamento, mas todo um conjunto de comportamentos, percepções e ideias que ela tem sobre si e sobre o mundo que fazem com que ela sinta e aja de determinada forma. Quando estamos fazendo mudanças generativas, por exemplo, fazemos uma reorganização de todo o sistema de funcionamento da pessoa o que faz com que a mudança se dê por fases.

    Muito comum, por exemplo, a pessoa entender a ideia da mudança em uma sessão, depois de quatro sessões ela vem e fala sobre uma mudança de comportamento que ela teve, depois de mais um tempo, ela fala sobre novas ideias em relação à seus relacionamentos, trabalho, vida pessoal que tem a ver com a ideia inicial. Mais tarde ela começa a ter alguns comportamentos novos, altamente criativos com os quais até se assusta às vezes, mas que comenta com grande empolgação ou com dúvidas sobre “estar indo no caminho certo”.

    Tudo isso faz parte de um processo de mudança. Poucas mudanças ocorrem de maneira rápida – um dia para o outro – a maior parte delas denota mais tempo para que todo o sistema se reorganize com base em novos conceitos. Por isso, para você que está lendo isso eu digo: “não tema o progresso lento, tema apenas ficar parado”. Um bom terapeuta lhe ajudará sempre a perceber a diferença entre estar parado e estar realizando um processo. Preocupe-se em checar se o que você está fazendo hoje está um pouco melhor do que você fazia antes, se estiver, está no caminho certo.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: