• 25 de janeiro de 2013

    Metas monstruosas

    – Mas daí eu olho para isso e me dá um medo sabe?

    – Sei sim. Mas vamos por partes: já vimos que a meta é interessante para você e que você tem todo o repertório para desenvolver ela certo?

    – Sim.

    – Acha que existe mais alguma  coisa que possa te impedir de alcançar a meta?

    – Não.

    – Acha que alcançar esta meta vai lhe trazer algum problema?

    – Não, já vimos o problema que tinha e acho que aquela solução já está 100%.

    – Perfeito, então vamos fazer um exercício sobre o seu medo da meta para você me dizer se te ajuda ok?

    – Tá ótimo.

    – Muito bem, toda  a meta, quando olhamos para ela de uma vez só é grandiosa.

    – Certo

    – No entanto, nenhuma meta já nasce pronta, ela vai sendo criada a partir de pequenos comportamentos

    – É verdade

    – Pense  aí com você quais são os comportamentos que você terá que ter para alcançar a sua meta.

    – Tá, pensei,

    – Agora quero que, ao invés de olhar para a meta toda, olhe para cada um destes comportamentos ao longo do tempo que você programou para cumprir o seu objetivo.

    – Ok

    – Agora olhe para a meta desta forma, dá medo?

    – Não… é bem tranquilo…

    – Perfeito! Agora refaça o seu plano anual pensando na meta desta forma: como uma soma de pequenos comportamentos que você controla e sabe como fazer.

    – Legal! Fica bem mais tranquilo.

    – Ótimo!

    Metas, muitas vezes, assustam as pessoas. Desejar algo, comprometer-se gera uma ansiedade em outros. Um dos pontos fundamentais é como olhamos para a nossa meta.

    É importante termos a meta toda à nossa frente para que possamos saber onde desejamos chegar. Para colocar em prática, no entanto, é outra estratégia: precisamos dividir a tarefa em partes que possamos dar conta, que sejam realizáveis. Muitas pessoas me perguntaram como eu fiz a caminhada de Santiago de Compostela, minha resposta: com um passo depois do outro. Na prática são os pequenos comportamentos que concretizam os sonhos de todos nós, o sonho, desta forma deve ser pensando não como uma causa, mas como um mero resultado.

    Assim sendo na hora de sonhar, o foco deve ser o projeto acabado, pronto e finalizado. Isto é o que nos motiva, que empolga e nos faz agir de acordo com o sonho. Na hora da prática temos que colocar o sonho em termos concretos, práticos e simples para que possamos operacionalizar ele, sem isso não vamos construir nada.

    O seu sonho lhe parece muito grande? Divida a parte prática em pequenos comportamentos, vá dividindo até chegar na parte dos comportamentos que você tem que tomar para realizar o sonho como um todo, isso vai te ajudar a agir.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: