• 6 de fevereiro de 2013

    Atitude mental

    – Pois é Akim, eu fico com este ciúmes besta e preciso me livrar disso sabe?

    – Claro que sim, eu gostaria que você fizesse um pequeno exercício durante esta semana, pode ser?

    – Claro que pode!

    – Nós vamos fazer aqui inicialmente e depois você vai praticar isso em casa tá bem?

    – Certo!

    – Eu quero que você se lembre da última vez em que sentiu-se com ciúmes

    – Ok

    – Lembre agora da fantasia que você criou que te deu ciúmes.

    – Certo eu fiquei imaginando que ela estava atrasada porque estava com um outro cara

    – Ótimo, perfeito! Eu quero agora que você imagine esta cena em que ela está com um outro cara de modo que você está vendo o cara de costas certo?

    – Tá!

    – Agora eu quero que você, aos poucos, ande pela cena até poder ver o rosto do cara

    – Ok, estou quase lá!

    – Excelente, quando você finalmente consegue ver o rosto, você vê o seu próprio rosto!

    – Ã?

    – Isso mesmo! Você vai fazer isso em casa com as suas fantasias e depois vai fazer ao vivo e vai imaginar com profundidade o que “este cara” faz que seduz a sua mulher.

    – Ã… tá bem…

    (uma semana depois)

    – E então, como foi?

    – Estranho pra caramba… mas eu tive um final de semana ótimo…

    – Que bom!

    – Pois é… eu ficava imaginando o tal cara e quando eu colocava a minha cara lá e me via fazendo um monte de coisas aconteceu um negócio estranho… comecei a me comportar de uma forma diferente com a minha mulher!

    – Excelente! Parabéns! E, pelo jeito, pra melhor não é?

    – Cara… sim… estou muito menos inseguro, quando me sinto assim faço logo o exercício e aprendi que posso aprender com o meu ciúmes e que eu sou um cara mais legal que eu acho que sou.

    – Que ciúmes bom hein?

    – Ótimo! (Risos)

    Atitude mental: o que imaginamos e como imaginamos.

    Nossa mente não distingue real de imaginário, muitas pessoas após verem um filme de terror ficam com medo de que o monstro as pegue, que o fantasma vá lhes fazer mal, isso tudo porque a mente não faz diferença entre o que está na tela e o que é real. Sabemos conscientemente que existe uma diferença, no entanto uma vez que a informação entra na mente para ela aquilo é o real.

    O caso do ciúme é um ótimo exemplo disso. Mesmo que o conjugue seja 100% fiel o que importa é o que o ciumento coloca em sua mente. O alvo do ciúme pode andar com uma câmera na cabeça o dia todo, isso não satisfaz o ciumento, pois ele colocou em sua mente uma imagem na qual ele está sendo traído e, portanto, acaba por viver aquela fantasia tal como se fosse real.

    O mesmo ocorre quando uma pessoa está se preparando para uma prova, inciar um casamento ou uma competição ou para qualquer situação na qual a pessoa visualize o que vai ocorrer ou o que ela quer que ocorra – ou o que ela teme que ocorra. Quando tememos algo e imaginamos isso passamos pelo mesmo processo, mesmo que não seja real, vivemos o medo como real e começamos a orientar a nossa atenção, nossa percepção para qualquer detalhe que venha a validar a nossa fantasia e, então, passamos a nos comportar de acordo com o que estamos vivendo em nossas mentes e – agora – em nossa “realidade”.

    Mudar a atitude mental é começar a inserir novos elementos em nossa realidade subjetiva ou percebê-la de uma nova forma. Assim como no caso acima em que solicitei que o ciumento visse a si próprio como o amante de sua esposa, um verdadeiro nó no cérebro da pessoa que começa a ter vários efeitos que mudam a realidade interna vivenciada pela pessoa, geralmente muda, também, a realidade “externa” ou seja os comportamentos que a pessoa tem e os resultados que ela consegue no mundo.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: