• 22 de fevereiro de 2013

    A vida da família

    Marido (Mo) – Pois é Akim, agora estou entendo o que você está me dizendo… e concordo contigo sabe? A gente não teve muito tempo mesmo para ser marido e mulher…

    Esposa (Es) – É… o nosso filho veio bem cedo… eu… a gente ama ele, de verdade, mas nunca tivemos mesmo o tempo para nós dois nos curtirmos… até os noivinhos do nosso bolo de casamento: a noiva estava grávida no bolo!

    – Pois é… e agora o garotão está numa fase de abrir as asas e alçar voo não é?

    Mo – É…

    Es – Sim… e agora, como nós ficamos?

    – Então gente, o que vocês entendem que devem fazer agora? Os conflitos de vocês tem a ver com a vida natural da família: os filhos crescem e se vão, logo, os pais devem fazer o que?

    Mo – bom… acho que se a gente não se aproveitou antes está na hora de fazer isso agora não é?

    – O que vocês acham?

    Es – Eu acho que vai ser um tanto difícil, mas acho que é isso mesmo… eu fiquei muito tempo como mãe… nem sei se sei ser mulher de novo!

    Mo – Sabe sim… a gente aprende junto!

    – Opa, que bacana! É isso mesmo, gostei que você falou isso (esposa), vai ser um desafio de fato o importante é vocês buscarem nesse desafio a intimidade de vocês.

    Es – É, eu entendo acho até que com o tempo vai ficar divertido.

    Falamos de fases da vida… geralmente pensamos em pessoas quando pensamos isso, no entanto famílias também possuem “fases da vida”. Cada fase marcada por “tarefas” específicas que devem ser realizadas quando buscamos a criação de um ambiente e um relacionamento saudável e feliz.

    A família que apresentei aqui estava em uma fase na qual o filho estava “alçando voo”, ou seja, indo criar o seu mundo. Os problemas da família decorriam disso porque precisavam renegociar o estilo de vida que levavam até agora, questões como dormir fora de casa, dinheiro, casa própria, trabalho se tornam importantes neste momento da vida e é importante que sejam discutidas e negociadas.

    Junto com isso um outro fator: o casal que até então tinham sido muito “pai e mãe” agora poderiam ser mais “marido e mulher”. É interessante, mas aqui também existem novas negociações e novos limites: cada um dos dois envelheceu, teve novos aprendizados e talvez deseje elementos diferentes de uma relação do que à 20 anos atrás. Tudo isso faz o casal precisar desenvolver uma nova intimidade, novas atividades e interesses.

    Qual a fase na qual a sua família se encontra? Começando a vida à dois? Bebe à caminho? Filhos pequenos ou já crescidinhos? Filhos indo embora? Pense na sua família como se fosse uma pessoa e você vai começar a perceber que ela possui fases e que cada fase precisa de um cuidado específico isso ajuda muito a entender e resolver pequenos problema do cotidiano.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: