• 6 de março de 2013

    Gratidão

    – Aconteceu uma coisa legal esses dias.

    – O que foi?

    – Eu comecei a repassar algumas lembranças minhas e lembrei das coisas boas que aconteceram no meu passado.

    – Nossa! Que bacana isso! Me conte mais.

    – Sim… foi bem bacana mesmo… eu até mudei a jeito que estava vendo o meu presente sabe?

    – Claro que sim! Como está vendo ele agora?

    – Mais feliz eu acho… como se eu tivesse uma mão atrás de mim que me sustenta sabe? Tipo… posso relaxar eu tenho um bom passado.

    – Entendi, a sua necessidade de provar que está fazendo certo diminuiu é?

    – É… e mais: liguei para algumas pessoas – inclusive meu pai – e disse que agradecia muito por alguns momentos vividos juntos.

    – Nossa… mas isso valeu um ano de terapia hein??

    – (Risos) Valeu sim!

    Gratidão é uma emoção que vem quando olhamos para o passado, pegamos os pontos positivos e percebemos a ligação deles com o presente de uma maneira também positiva. Com isso criamos um laço entre o hoje e o ontem que não se desfaz facilmente e que mantém uma sensação de estrutura, de poder pessoal algo como: “eu passei por tudo aquilo e estou aqui”. Estar grato é reconhecer esta ligação e dizer “Muito obrigado” para ela. Não precisa necessariamente ser para a pessoa, o importante é que se reconheça e se permita sentir a emoção.

    Ela possui um efeito na maior parte das vezes libertador e acalentador. É como se parássemos de brigar com o que já foi e fosse possível parar de querer remendar algo que ficou pra trás, pelo contrário, vemos que o que ficou para trás foi muito bom, quase dá uma sensação nostálgica, de saudades.

    Para você treinar a gratidão é simples: basta lembrar da sua história e de todos os eventos que ensinaram algo importante para você, de eventos nos quais você se sentiu especial, de simplesmente olhar para a sua história como tudo o que antecedeu este momento, perceber que você passou por todos aqueles momentos ruins e bons e que hoje está aqui. Pode também fazer isso com um amigo ou um familiar e ir até ele apenas para fazer uma “noite de gratidão” ir agradecer tudo o que a pessoa fez por você ao longo dos anos, isso tem um efeito fortíssimo!

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: