• 8 de março de 2013

    Foco

    – Agora tenho conseguido me focar mais

    – Com certeza fica muito evidente isso em você.

    – Pois é Akim, estou bem feliz com isso. Agora que tenho me focado mais perco menos tempo com bobeira e dou respostas de forma bem mais tranquila.

    – Eu imagino.

    – Eu só sinto medo de que possa perder isso sabe?

    – Entendo perfeitamente… vamos lá: o que dá fundamento ao foco que você criou?

    – Hum… não sei direito o que responder

    – É só pensar lá atrás: o que você modificou na sua forma de lidar com você mesma que te possibilitou criar o foco?

    – Ah… me cuidar.

    – Isso… lembra? Quando você decidiu que ia se cuidar começou a criar seus objetivos e fazer e depois disso uma coisa alimentava a outra. E resultou no foco.

    – É verdade…

    – Seu foco é um resultado, se você estiver atenta à si e cuidando de você, vai manter o foco. Só perde se parar de cuidar.

    – E isso vai ser difícil!

    – Ótimo!!

    Focar é um processo não é uma causa. Muitas pessoas me procuram dizendo que precisam de “foco” em suas vidas. O foco é uma decorrência natural da pessoa que aprender a cuidar de si, se amar, se proteger e com base nisso vem o foco.

    Foco é quando escolhemos voluntariamente algo do mundo no qual posicionar a nossa visão, atenção. Para ter foco é preciso ter intenção antes, ninguém sai “focando” por aí sem ter um fim, um objetivo. Daí que quando temos alguém que não consegue colocar foco na sua vida é porque está sem objetivos para a mesma ou com objetivos traçados de uma forma inadequada, que mais ajuda a se perder do que a se achar.

    Isso tudo porque focar exige uma energia alta, não é um trabalho fácil, ele demanda dedicação da pessoa. Quando não existe um propósito e um afeto positivo da pessoa para com ela mesma o foco não se mantém, fica frágil e quebradiço. É necessário aumentar a auto-estima e a auto-imagem para a pessoa se responsabilizar, de fato, pelos seus desejos. Focar também significa des-focar. Quando coloco a minha atenção e intenção sobre algo estou abrindo mão do restante e, por esta razão, a pessoa precisa estar forte em suas convicções ou acabará perdendo o foco original.

    Se você está precisando focar comece se perguntando: para que você precisa de foco neste momento? Qual objetivo e em qual área você está precisando desenvolver?

    E para fechar: você merece?

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: