• 27 de março de 2013

    Aprender com a vida

    – Pois é Akim, mas sabe, eu estou passando por tudo isso, estou fazendo um monte de coisas, mas parece que eu ainda não aprendi nada!

    – Entendi, mas você realmente acha que não está aprendendo nada?

    – Não… eu devo estar aprendendo alguma coisa, mas não consigo ver isso direito

    – Perfeito… então vamos fazer um exercício?

    – Sim

    – Imagine todo o processo que você passou como se fosse um filme, busque se ver nesse filme como se você estivesse se vendo em uma tela e passe por todos os detalhes que você viveu.

    – Ok.

    – Agora passe o filme rapidamente de trás para frente e novamente do começo ao fim.

    – Ok

    – E então, como está a sensação de não ter aprendido nada?

    – Nossa… diminuiu… na verdade… a sensação de que aprendi aumentou. Eu agora consigo ver tudo o que eu fiz, acho que eu estava muito envolvido com a situação e por isso não estava conseguindo prestar atenção ao que aprendi.

    – Perfeito, agora que você já sabe que sabe, pode confiar mais no que aprendeu não é?

    – Sim. Consigo até imaginar outras situações nas quais usar o que eu aprendi.

    – Ótimo!

     

    “Aprender com a vida” é uma filosofia ótima, no entanto precisamos saber como fazer isso. Este exercício que fiz com o cliente é uma das várias formas que existem.

    Muitas pessoas passam por experiências muito positivas onde aprendem muitas coisas, mas não fazem o registro disso, não refletem sobre o que aprenderam. Uma das formas de refletir é repassar mentalmente tudo o que você já fez e os resultados que obteve. Repetir este caminho mentalmente faz com que a pessoa repeita todos os passos do que aprendeu e, com isso, ela gera aprendizado para ela.

    É muito importante realizar o processo de registrar o que você aprendeu com uma determinada situação. Geralmente as pessoas sentem-se mais competentes e percebem que podem utilizar o conhecimento adquirido em outras situações, generalizando o aprendizado o que o torna mais forte na pessoa. Isso é muito interessante e ajuda a manter a auto-confiança em alta.

    E você, o que tem aprendido com a vida?

    Abraço

    Visite o nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: