• 17 de abril de 2013

    Persistência

    – Não sei se continuo sabe?

    – Sim, o que acontece?

    – É mito duro o trabalho e os resultados vem muito devagar

    – Entendi. Então pelas dificuldades do projeto você está pensando em largá-lo, é isso?

    – É… mais ou menos isso…

    – Mais ou menos?

    – Na verdade é isso.

    – Quando você está lá trabalhando, pensa nas dificuldades do projeto e ou nos resultados que vai atingir com ele?

    – Nas dificuldades.

    – E quando pensa nas dificuldades pensa nas soluções – para as que tem – e em aproveitar o contexto – para as que não tem – ou fica como se estivesse se dizendo “ai meu Deus, o que eu vim fazer aqui?”

    – (risos) A segunda opção.

    – Fica pensando em ir embora e como ir embora seria ótimo?

    – Várias vezes.

    – Agora uma pergunta importante: o objetivo é viável e vai te trazer resultados que você quer?

    – Sim, é um trabalho chato, mas ele é super viável.

    – Então está na hora de desenvolver um pouco de persistência, não acha?

    – É, bem… você tocou no ponto vira e mexe eu largo mão das coisas…

     

    Persistência é a competência em manter-se num determinado objetivo.

    As pessoas que desenvolvem esta competência naturalmente possuem uma alta resistência à frustração, mas porque? Alguns elementos são fundamentais na atitude mental delas.

    Quando erram, por exemplo, compreendem o erro como um resultado e não como uma falha. Pensar desta forma no erro as faz aprender com o que fizeram e isso as motiva para continuarem tentando buscar novos resultados.

    Possuem um objetivo bem claro à sua frente e só descansam quando o atingem. A pergunta: continuar ou não é respondida de forma simples por eles: já atingi o que eu quero? Se sim eu paro, se não eu continuo. O resultado por sua vez, só é buscado enquanto se mantém possível de ser realizado e irá trazer benefícios para a pessoa. Persistir num objetivo que não trará bons resultados ou que os resultados serão atingidos frente à sacrifícios muito duros muitas vezes fazem com que a pessoa mude seu foco, porém de forma consciente e não como fuga.

    Outra característica é ater-se ao momento. Embora dirigidas pelo foco nos objetivos a pessoa persistente quando está agindo dirige sua atenção ao que está acontecendo, aproveita o momento e aprende com ele. É como se a meta fosse um pano de fundo, ela está presente o tempo todo porém a atenção está no momento presente.

    Ela também sabe o momento de dar uma pausa quando precisa; ao contrário do que muitas vezes se pensa a pessoa persistente sabe cuidar de si e de sua saúde. Ela pode ter momentos nos quais ela vai se desgastar, porém percebe o desgaste e se dá um limite para ele. isso é facilmente compreendido: ela sabe que precisa estar bem para continuar na busca dos seus objetivos, se estiver mal terá que parar, portanto o desgaste é sempre medido até que seja passível de manter a pessoa em pé. Essa característica é, inclusive o que a faz criar a resistência: ir até o limite, um pontinho à mais e então descansar.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: