• 24 de abril de 2013

    Chegar ou caminhar?

    – Tenho estado muito ansioso com essa situação, quero que termine logo.

    – Entendo, tem estado ansioso então é?

    – Sim, muito.

    – Como você faz para estar assim?

    – Como assim?

    – Você ainda não chego no fim da jornada, como faz para que fique com sua mente focada nela e não no que está ocorrendo aqui e agora?

    – Hum… eu acho que fico toda hora pensando: termina logo, quando terminar vai estar assim, o tempo está correndo…

    – Entendi, como seria se você se focasse aqui e agora, no que está ocorrendo e tentasse aproveitar o que ocorre?

    – Não sei…

    – Tente: narre para você mesmo, em um ritmo de voz mais baixo e mais lento o que está ocorrendo e pense sobre suas sensações do que está ocorrendo.

    – Ok… hum isso dá uma desacelerada não dá?

    – Deu para você?

    – Sim

    – Ótimo, como te parece o momento atual agora?

    – Melhor que antes e eu estou menos ansioso “chegue logo” entende?

    – Sim.

    Todos queremos cruzar a linha de chegada – em primeiro lugar é claro. Mas, cruzar a linha de chegada é apenas uma ínfima parte do processo, é mais ou menos como morrer: é algo como uns 2, 5 segundos perante uma vida toda.

    Ocorre que em nossa vida agitada e acelerada os resultados ficam em evidência, queremos sair de um para entrar em outro resultado prestando muita pouca atenção ao pedaço de tempo no qual mais vivemos: todo o período antes do resultado.

    Aproveitar o momento não quer dizer fugir da busca pelo que se quer, mas sim viver o que se deseja atingir em cada etapa. É como se pudéssemos diluir o resultado final em minúsculas porções ao longo do tempo e fossemos vivendo cada etapa uma por vez.

    Além disso curtir o que desejamos desta forma ajuda a diminuir a ansiedade quando as coisas “dão errado”, ou seja, quando temos que mudar o plano original para continuarmos na busca pela meta. Quando nossa mente fica travada no objetivo tudo temos pressa em tirar da frente o que está entre nós e nossa meta, mas quando podemos aproveitar cada momento é como se tudo o que está entre nós e nossa meta “fizesse parte”, mesmo os imprevistos.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimneto.wordpress.com

    Comentários
    Compartilhe: