• 6 de maio de 2013

    Líder de si

    – Não consigo dizer à eles o que fazer!

    – Sei bem como é, mas me diga: onde você quer chegar com este trabalho?

    – Na verdade eu não sei ao certo.

    – Pois é… daí fica difícil não é?

    – É né? Ai ai… eu sei disso, mas não estou conseguindo formular as minhas metas.

    – Bem, então que tal ao invés de você usar a sua terapia para aprender a “manipular as mentes alheias”, você tentar buscar o seu próprio caminho dentro desta situação?

    – Acho que é melhor mesmo…

    – Perfeito!

    Este é um trecho curto de uma sessão muito interessante e serve para ilustrar uma questão simples: antes de sermos líderes de outros, temos que ser líderes de nós mesmos.

    Líder no sentido de ser capaz de gerar uma meta, um sonho, um desejo e se buscar concretizá-lo. Saber o que precisa para chegar lá, onde se está, quais aprendizados que vai ter que desenvolver, quais as repercussões da sua busca.

    Ser líder significa saber criar uma visão e concretizá-la. Todo líder tem dentro de si um pouco de visionário e um pouco de treinador. O visionário é a parte do líder que cria a visão e sabe como inspirar as pessoas a irem naquele caminho junto com o líder, o treinador é aquele que ajuda as pessoas  – e ele próprio – a desenvolver as competências e a rotina necessária para atingir as metas.

    Quando pensamos no “líder de si” transferimos este pensamento para as questões pessoais que podem ser coisas simples como ir à academia, ou mais complexas como discutir uma relação ou criar um plano de vida. A “auto-liderança” envolve saber motivar-se, manter a auto-estima elevada, saber confiar em si, elaborar metas, ser flexível, ter uma boa percepção de si e do sue entorno.

    A pessoa que desenvolve um bom senso de liderança pessoal sabe manter a sua integridade e a buscar aquilo que lhe mantém saudável, sabe negociar seus prazos e metas e geralmente é tranquila em relação à isso. Esta tranquilidade não nasce do fato de estar conseguindo tudo o que deseja, mas sim do fato de estar vivendo dentro do que deseja, não é o resultado em si, mas estar vivendo os meios que tornam o resultado possível, os resultados são a celebração, a coroação do processo – e muitas vezes não atingi-los nos leva à uma nova aventura cheia de aprendizados.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: