• 20 de maio de 2013

    Exclusão

    – Eu fico com medo de fazer isso.

    – O que você imagina que pode ocorrer?

    – Ah, não sei sabe? Eu penso que se eu fizer algo assim e não gostarem podem querer me dar um gelo ou me tirar do grupo!

    – Hum… tens medo de ser excluído do grupo é isso?

    – É… acho que é isso sim.

    – Entendo é um medo comum e normal. Mas me diga: o que vale mais nesse caso: a aprovação do grupo ou a sua saúde emocional?

    – (pensativo) Hum… acho que é a minha saúde emocional… mas mesmo assim é  muito complicado!

    – Imagino… digamos que resolvam te excluir por você se defender, fazer o que deve fazer… lembre-se: isso aí não é nada demais… como você poderia entender a “exclusão” deles e lidar com ela?

    – Hum… não sei ao certo… eu acabo me culpando quando isso ocorre…

    – Entendi, então você vai se culpar porque os outros são inadequados contigo? Grossos até?

    – É… olhando assim não faz sentido né?

    – Não.

    – Eu não sei Akim, acho que se eles me excluíssem mesmo do grupo eu poderia começar falando: “hey, vocês estão me excluindo só porque eu me defendi e não quero ficar sendo o alvo da chacota de vocês?”

    – Hum, muito boa, confrontar é um passo ótimo!

    – E se eles respondessem que sim eu poderia ir… sei lá… tentar procurar outra turma.

    – E desde o princípio se dar o respeito não é mesmo?

    – É…

    – Perfeito! Acho que além disso você pode ter em mente de mostrar para eles que não é nada pessoal, simplesmente você não gosta do jeito que eles falam com você.

    – Isso.

    Todo ser humano possui um certo receio da exclusão. Como somos seres sociais a nossa tendência é desejar estar em contato com outros seres humanos, fazer parte de um grupo, de uma família. Não é por acaso que “exílio” é uma forma de punição, às vezes mais dolorida que a morte.

    No entanto, existem situações em que para se manter dentro de um grupo – ou relação – o custo emocional é muito elevado e não compensa o fator social. É quando a proximidade é mais custosa do que o “exílio”. Isso pode ser dar por vários fatores como bullying (manter-se num grupo que te atormenta o tempo todo é mais custoso do que ficar sozinho), maus-tratos, violência (até que ponto vale a pena manter-se numa relação ou num grupo que são violentos com você ou que são negligentes?) e diferenças de condutas (algumas pessoas são muito diferentes e não conseguem combinar essas diferenças nem respeitá-las, ficar longe muitas vezes é melhor que a proximidade).

    Nesse sentido a pessoa muitas vezes precisa confrontar o medo da exclusão e de ficar só. Uma das primeiras tarefas é mudar o foco de “vou ficar só” para “vou manter a minha auto-estima elevada”, “vou manter a minha saúde emocional”, “vou correr atrás da minha felicidade”. A mudança de foco é fundamental para que a pessoa crie a motivação necessária para viver algo que é penoso de fato e, com a mudança poder até desfrutar disso.

    A segunda parte do processo e entender como lidar com o que lhe causa medo. Muitas vezes a pessoa tem medo de sair de um grupo porque não tem muitas habilidades sociais para encontrar um novo grupo, tem que aprender. Outras vezes a pessoa sente-se culpada por sentir o que sente e “causar problemas” ao grupo, é importante desfazer a culpa e mostrar que ela está buscando a sua integridade, a qual não tem preço. O medo pode estar ligado também à sobrevivência e a pessoa deve aprender a tornar-se independente, manter o seu estilo de vida sozinha para conseguir desvincular-se adequadamente.

    Todas estas dicas tem um importante lembrete: muitas vezes o medo da exclusão é só isso: um medo e não uma possibilidade. Assim, quando a pessoa começa a “fazer o que tem que fazer” ela começa a posicionar-se de forma diferente em sua vida e essa mudança traz outras muito positivas que alteram a forma pela qual ela relaciona-se com o seu grupo e a exclusão fica longe de ser uma possibilidade.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimneto.wordpress.com

    Comentários
    Compartilhe: