• 24 de maio de 2013

    Níveis

    – Pois é, mas é difícil para eu mudar isso!

    – O que torna difícil?

    – Eu não sei ao certo…

    – Você acha que é possível mudar isso?

    – De verdade, de verdade não… acho que a gente nasce assim e pronto.

    – Entendi. Bem, se é assim que você percebe a situação, como você se comporta frente à ela?

    – (Penstivo) Bem… eu fico mais na minha não é?

    – Sim, afinal não há nada para você fazer não é mesmo?

    – É… mas isso não é bom para mim!

    – Com certeza que não, além disso, como você não reage à situação como você se sente com você mesmo?

    – Um pamonha!

    – Pois é… então perceba como isso estrutura você e que você não gosta do resultado até onde tem me dito, pelo menos.

    – É… verdade…

    Quando uma pessoa traz um objetivo ou um problema em terapia é importante que saibamos em que “nível” o problema ou meta se encontra. Geralmente checo cinco níveis, que chamamos dos “cinco níveis lógicos”: Identidade, Crenças, Recursos, comportamento e ambiente. No caso que eu trouxe, explorei com o cliente alguns dos níveis com os quais trabalho em terapia: identidade, crenças e comportamentos. Mais tarde também trabalhei com o nível de recursos  que ele precisava.

    Esta pessoa tinha um problema nos seus relacionamentos, reclamava disso e sentia-se muito mal, porém ela entendia (crença) que aquilo era o seu destino, pois havia “nascido assim” (“Síndrome de Gabriela”: nasci assim, cresci assim, serei sempre assim… Gabriela). Ora, uma vez que creio que nasci assim e serei sempre assim esta percepção de mim faz com que eu engesse o meu comportamento – mesmo que seja inadequado – e que eu me tenha uma percepção de mim (identidade) como uma pessoa fadada àquela sina.

    Neste caso o trabalho precisa de um tipo de recurso adequado para trabalhar cada parte do “problema”. Ou seja, é importante termos um trabalho na área de comportamento, um para a área das crenças da pessoa e também para reorganizar a sua identidade. O somatório destes recursos vão ajudar a pessoa a buscar uma solução para ela. E é importante que todos os níveis sejam trabalhados, visto que enquanto eles não estão integrados a pessoa pode até fazer pequenas mudanças, porém não as fará com integridade e ficará, de certa forma, incompleta, neste sentido.

    Pense sobre como você fala sobre o seu problema e pergunte-se se é algo que tem a ver com a aquisição de novos comportamentos, mudar de ambiente ou fazer mudanças no seu comportamento frente à um dado ambiente, mudar talvez o jeito de fazer algo ao invés do comportamento em si, modificar crenças limitantes que tem à seu respeito ou a respeito do mundo ou talvez possa ser uma questão de perceber-se de forma diferente, mudando a imagem à qual você se identifica.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: