• 4 de dezembro de 2013

    O caminho certo

    – Estou muito bem!

    – Que ótimo!

    – Pois é… lembrei muito do que falamos aqui nesta semana

    – Ah é?

    – É… teve vários momentos que eu estava diante de uma escolha e lembrei de me perguntar: qual a escolha que será melhor para mim?

    – Hum… e?

    – Tomei algumas decisões bobas porque não levei ela em consideração, mas depois pensei: a responsabilidade é minha!

    – E é!

    – E daí tomei as decisões certas… bem, certas para mim né?O que eu queria fazer!

    – Perfeito e como foi?

    – Foi ótimo.

    Muito se fala de seguir o caminho certo, mas o que é o caminho certo?

    Caminho certo tem a ver com a expressão adequada do nosso eu, assim sendo as decisões “certas” são aquelas que encontram identidade no nosso desejo. Várias pessoas, depois que começam a seguir este caminho, começam a dizer que seus medos desaparecem, suas tensões diminuem, suas vidas se transformam. Porque?Porque o “eu” está sendo expresso de uma forma que a pessoa entende e isso é  fundamental para se ter uma sensação de que a sua vida está indo na “direção certa”.

    O tal caminho certo é um conceito criado na mente e coração de cada um de nós. Podemos seguir esta ideia, sensação ou visão ou não; toda vez que negamos à este “eu” uma expressão ele morre dentro de nós e esta é a pior morte de todas, pois é a morte em vida. É quando a pessoa se dá conta de que ela mesma segura a faca e mata dentro de si uma parte dela mesma.

    Por outro lado a expressão do nosso eu requer coragem, responsabilidade e criatividade para conseguir encontrar no mundo os elementos certos para fazer a nossa visão tornar-se concreta. Costumo dizer que é um caminho que não tem como errar, que é sempre um grande medo das pessoas. Pode até ser que a nossa visão não consiga ser construída, porém isso não quer dizer um erro, apenas um resultado. O importante é o processo de estar em contato com aquilo que se deseja criar, este contato é que cria na pessoa a sensação de estar no caminho certo.

    Quero que fique claro isso para o leitor: na minha concepção o “caminho certo” não está em algum lugar esperando ser descoberto, ele é, na verdade, o resultado de um compromisso da pessoa com a sua auto expressão. Assim que o compromisso é seguido e que a pessoa se comporta de acordo com o seu interior ela começa a sentir a sensação, ou seja, a sensação indica algo que já aconteceu e não que está por vir.

    Isso é importante porque muitas pessoas ficam esperando por um “sinal” ou esperam “dar o tempo” porém sem nenhum comprometimento com o que elas guardam dentro de si. Esta falta de compromisso as faz perderem oportunidades, ficarem com preguiça, terem “brancos” e principalmente não pensarem sobre o que desejam.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: