• 13 de junho de 2014

    Orgulho e arrogância

     

    por-que-chefes-arrogantes-sao-prejudiciais

     

    • Ai… eu tenho uma raiva dele!

    • Mas porque?

    • Ele fica lá se achando sabe? Fala “se fazendo” que ele é esperto!

    • Hum… bom, até onde você me conta dele, ele é mesmo não?

    • Ai Akim…

    • Ué… você mesma me contou de várias sacadas que ele tem.

    • É verdade… mas tipo, precisa ficar esfregando na cara da gente?

    • Será que ele está esfregando ou você está fazendo isso?

    • Como assim?

    • Bem… você sabe que você se coloca meio abaixo dele né? Coloca ele no pedestal…

    • Sei… sei… já tivemos essa conversa…

    • E daí quando ele diz que é o que ele de fato é… talvez você pense que você também é o que você pensa que é… aquela que está na parte debaixo do pedestal…

    • Ai Akim… puta que pariu!! Eu odeio isso!!!

    • Ah… eu sei… Ele não está até onde eu entendi te colocando para baixo, apenas falando sobre ele.

    • É verdade…. eu sei… tinha um patrão que era o contrário dele, ele sim, ficava falando que ele era ótimo e a gente não, colocava a gente pra baixo mesmo, mas ele não… ele até quer me ajudar às vezes, mas eu não quero.

    • Porque?

    • Porque senão eu assumo que eu não sou tão boa quanto ele!

    • Mas você não é! Qual o problema nisso!? Porque você tem que tornar isso uma competição? Ele não está competindo com você!

    • Ai… o pior de tudo, o que me dá mais raiva é que você vê isso em mim e fala!

    • É… eu sei… mas acho que o pior é que você concorda comigo.

    • É!

    • Que tal aceitar isso moça? Isso é só isso… você é uma ótima pessoa, não precisa ser perfeita para ser um ser humano bom.

    • É… preciso aprender isso mesmo…

     

     

    O orgulho é uma das emoções mais ambíguas que temos em nossa cultura. Isso se dá porque o orgulho é facilmente interpretado como arrogância ou soberba e ambos são muito diferentes embora os limites sejam tênues.

    O orgulho é uma emoção muito positiva e tem a ver com a percepção adequada de um projeto realizado com esmero e domínio das técnicas envolvidas para a execução do mesmo – seja ele qual foi ou de que natureza for. O orgulho marca, para a pessoa, o carimbo de “fiz bem feito”, “tenho valor” e isso, melhora a auto imagem e a auto estima da pessoa. Ele é importante para a nossa saúde mental, pessoas com pouco orgulho em geral não medem seu valor de maneira adequada e se inclinam quando poderiam se erguer.

    A arrogância, já é outra história, trata-se de uma atitude defensiva e pode ser confundida com orgulho porque o arrogante possui duas estratégias básicas: desmerecer o outro com comentários irônicos ou erguer-se num pedestal através de um “orgulho infundado”. Porque infundado? Todo o orgulho tem uma base na realidade, ou seja, o orgulho real trata de algo que é visto, de um resultado palpável e uma habilidade realmente possuída, já o arrogante acha que possui qualidades que, na verdade, não possui, mas gaba-se delas em detrimento de um outro.

    A arrogância sempre coloca a qualidade que se acha que tem numa disputa com os outros, é algo de ser melhor ou pior, o orgulho não. Tem-se orgulho do trabalho que está feito pelo próprio resultado obtido e não em detrimento dos outros. O arrogante defende-se porque, no fundo, sabe-se não detentor daquilo que gaba-se ter, o orgulhoso, por outro lado fala sobre suas virtudes realmente possuídas.

    E isso é o que fere muitas pessoas, porque o orgulhoso realmente “pode” ser orgulhoso de si. Ele pode falar de suas habilidades porque elas existem de fato. Em geral as pessoas preferem esconder suas habilidades numa posição de “falsa modéstia”, porque falsa? Falsa porque o comentário típico é “não, eu não sou assim”, mas se a pessoa é, porque esconder? Porque dizer que não é assim? A falsidade está aí na não afirmação de uma competência justificadamente existente, isso é algo que nega o ser humano e a sua auto expressão.

    A “humildade” é a habilidade de falar do que há, se “o que há” é uma competência, porque não falar dela? O problema, muitas vezes, é que as pessoas gostariam de ter a mesma competência, mas não possuem e tratam como soberba aquilo que é apenas um orgulho sincero. Wilhelm Reich cunhou o termo “peste emocional” para se referir ao comportamento das pessoas de puxarem as outras para baixo afim de ficarem todos no mesmo nível – nível baixo. Nietzsche falou sobre a “moral das ovelhas” para fazer referência ao mesmo fenômeno.

    A arrogância, por outro lado, é quando a pessoa fala sobre algo que não possui ou quando busca falar de uma competência que de fato possui, mas com o intuito nítido de estabelecer uma relação de poder pessoal sobre as outras pessoas. E é aqui que tudo se torna complexo, por isso, vamos com cuidado. Todo arrogante é inseguro, se não o fosse não seria arrogante. Como a arrogância possui a insegurança como base, ela é um comportamento que busca por “seguranças”, sendo assim, em geral, desqualifica o outro seja por uma crítica ao que o outro faz seja pelo fato de se colocar superior ao outro ou combinações de ambos os elementos.

    Quando o arrogante não possui qualidades para se equiparar à quem quer colocar abaixo de si, ele, em geral, apenas desqualifica a pessoa apontando erros, inserindo dúvidas onde não são necessárias e ignorando comentários. Quando o arrogante possui qualidades ele pode fazer a desqualificação através de uma super exaltação das suas qualidades. Se ele é realmente um prodígio uma parte de suas afirmações estão corretas, porque ele realmente possui um dom; porém o problema está na equivalência complexa que ele deseja fazer: “como sou bom nisso, isso significa que sou um ser humano melhor do que você e você me deve adoração por isso”. Este nível da conversa não tem nada a ver, simples assim. O fato de uma pessoa ter uma qualidade quer dizer apenas isso, que ela possui uma qualidade não a qualifica e nem desqualifica enquanto ser humano.

    Assim sendo, como podemos entender quando estamos lidando com um arrogante e quando estamos lidando com um “orgulhoso sincero”? Simples: o orgulhoso não se importa com outras pessoas com qualidades iguais ou superiores às dele. Na verdade, ele se entusiasma com isso e busca aprendizado e troca de ideias, o arrogante é aquele que se preocupa com isso e demonstra a sua insegurança perante estas pessoas buscando desqualificar à elas ou o trabalho delas.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: