• 18 de julho de 2014

    Aquietar-se

    silencio

    • Pois então Akim… eu estou meio agitado sabe?

    • Sim. Estou vendo isso.

    • Tem muita coisa na cabeça.

    • O que você sente? Podem ser várias emoções…

    • … tristeza… raiva… medo… amor…

    • Ok. Feche os olhos um pouco, sente-se aí no sofá e respire um pouco em contato com estas emoções.

    • Ok.

    • Perfeito… não tente tirar elas, nem mexer nelas… apenas preste atenção nelas enquanto o ar entra e sai dos teus pulmões.

    (depois de alguns minutos disso o cliente abre os olhos suavemente e eu pergunto à ele)

    • Como você está?

    • Um pouco mais calmo.

    • Perfeito, agora, que tal me contar sobre a emoção que ficou mais presente em ti?

    • Tristeza…

    • Ok, falemos sobre ela…

     

    Neurologicamente falando existe um fenômeno que alguns pesquisadores chamam – de maneira não-técnica –  de “inundação do córtex”. Este nome se refere ao processo no qual tantas informações estão correndo de um lado para o outro que o córtex simplesmente está “inundado” de correntes elétricas. Em termos humanos isso é quando nossa cabeça “está cheia”. A maior parte das pessoas que organizar a bagunça e fica pensando sobre tudo o que está passando pela sua cabeça naquele momento e elas não conseguem pensar em tudo e, então, se desesperam um pouco mais.

    Porque elas não conseguem?

    Porque o córtex já está inundado, como vai processar mais informação ainda? A ideia, neste momento é desapegar-se daquilo que está passando pela cabeça e focar-se em aquietar a mente, diminuir a quantidade de processos que estão ocorrendo no cérebro para, então “ter espaço” para processar alguma coisa de uma maneira mais adequada.

    Respirar é uma das melhores maneiras de se fazer isso. Ao focar a sua atenção na respiração você está direcionando esta atenção à um processo natural do corpo, que ocorre sem a sua vontade consciente, isso relaxa o cérebro que, ao invés de prestar atenção à mil e um pensamentos, presta atenção à algo que ele nem sequer precisa fazer esforço para perceber ou fazer. Este relaxamento começa a criar o espaço que é necessário para que as emoções e pensamentos se aquietem e permitam-nos fazer uma reflexão adequada.

    Aquietar-se vai além disso também. Não é algo que se busca única e exclusivamente quando a mente já está super excitada, você pode buscar isso quando a sua mente não está neste estado. Aquietar-se tem a ver com a atitude de buscar manter um estado estável da mente e perceber ao longo do dia, das semanas as oscilações neste estado.

    Em geral, quando os pensamentos e emoções vem, nós seres humanos, tendemos à reagir à eles. Assim, quando a tristeza surge em nós, por exemplo, a pessoa resolve dizer-se “não, não vou ‘entregar os pontos’, vamos lá”. Quando faz isso cria-se um diálogo e até mesmo uma disputa interna entre a emoção e os impulsos desta emoção e o desejo da pessoa, ou a reação da pessoa. Quando se aquieta a mente, a ideia é perceber a emoção, nada mais. A única “reação” que se tem é a de perceber. Esta atitude faz à médio prazo a integração entre a emoção e a vontade consciente da pessoa. É como se você passasse um longo período prestando atenção à algo antes de sentir um desejo de fazer alguma coisa. Em geral as pessoas relatam isto da seguinte forma: “daí me veio uma coisa e eu fui lá e fiz sabe? Tipo sem esforço entende?”.

    Este tipo de relato é muito comum quando a pessoa se aquieta e reage ao que sente e pensa apenas com a atenção de perceber aquilo que está ali, sem brigas e sem desejo intencional. Como eu já disse uma espécie de integração entre o percebido e o observados se estabelece e um desejo “espontâneo” nasce daí. Este é um “segundo nível” da atitude de se aquietar.

    Que tal experimentar?

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: