• 22 de setembro de 2014

    O poder do ato

    extravio-bagagem-mala-viagem-aeroporto-650x350

    • Akim…

    • O que?

    • Eu fiz…

    • Fez? O que?

    • A sua tarefa… você me pediu para ir e fazer lembra?

    • Sim…

    • Eu fui e fiz!

    • E o que você resolveu fazer?

    • Sexta na hora do almoço eu comi e voltei para o escritório. Escrevi tudo o que eu ia fazer o final de semana, cada atividade, cada hora sabe?

    • Perfeito

    • E aí eu fiz… e foi sensacional… foi maravilhoso.

    • Ótimo, me conte mais!

    • Eu me libertei sabe? Fui fazendo tudo aquilo que eu tinha planejado, sobrou tempo e pude fazer outras coisas e o principal: não tive tempo para ficar me fazendo de coitado!

    • Perfeito!! Muito bom!!

    • Sim, ótimo mesmo!!

     

    Qual a maneira mais forte de desafiar uma crença limitante, uma identificação errônea ou um preconceito?

    Com a ação.

    Muitas pessoas procuram terapia achando que o que vão encontrar é uma reposta para uma dúvida existencial que possuem. Não que isso seja errado de pensar, porém a terapia procura, em geral, algo muito mais importante do que apenas uma resposta para dúvidas. Entendo que um processo enriquecedor de terapia, de desenvolvimento pessoal ocorre quando passamos a agir de uma maneira nova, mais rica e mais saudável que a anterior.

    É incrível, também, a quantidade de pessoas que “emperram” neste exato momento da terapia. Porque isso ocorre? É muito comum que ao longo do processo a pessoa se dê conta de muitas coisas, perceba uma outra quantidade delas de modo que “o que fazer” começa a se tornar cada vez mais óbvio para ela, as dúvidas começam a desaparecer. Chega um momento no qual não resta muito à ser dito, na verdade, em alguns casos não resta mais nada a ser dito. Então a única coisa que é necessária – talvez até possível – é o novo ato.

    O ato funciona como uma assinatura. A partir do momento em que você teve um ato novo sua vida muda para sempre. Você pode até escolher – espero que não – nunca mais tentar algo novo, porém existirá, para sempre um registro de algo que foi feito por você, de algo que mudou em sua experiência. Você terá para sempre o registro de uma nova maneira de agir e que estará disponível para você usar quando quiser. Por este motivo o ato é algo tão forte e o mesmo motivo pelo qual muitas pessoas não o assumem.

    Agir significa assinar, assinar significa se comprometer, ir para o jogo, ir para a luta e isso é a afirmação de nossa auto expressão. Não importa o resultado, o ato é o que importa justamente pelo motivo de marcar esta afirmação voluntariosa de quem se é – ou de quem está se tornando ou até mesmo de quem não se é mais. Por ato, não entendo apenas um ato externo, ou seja, um comportamento como dizer não para alguém ou sair de casa e tentar a vida sozinho, o ato envolve, também aqueles pensamentos que aprendemos a deixar de lado, as lágrimas que permitimos escorrer e as emoções que decidimos enfrentar.

    Meus clientes relatam algo sempre assim: “agora estou mais realizado”. Realizado é uma palavra forte que tem a ver com esta sensação de tornar-se real. Quando uma lágrima escorre, uma emoção torna-se real, quando aprendemos a deixar de lado um pensamento é porque outro pensamento e um conjunto de atitudes emocionais estão recebendo a devida atenção e quando nos deparamos com nossas emoções é porque decidimos ouvir a sua mensagem.

    Muitas vezes isso é só o começo e estas atitudes vão se tornar a força motriz para comportamentos reais na vida como falar com alguém, dizer um adeus, começar a trabalhar, fazer exercícios, deixar de fumar. De um jeito ou de outro quando assume-se um comportamento a pessoa estará, para sempre, com uma – pelo menos uma – referência de que uma nova vida é possível. Muitas vezes, tudo o que precisamos é de um – somente um – momento que mostre que a vida pode ser diferente. Agir é algo que sempre garante isso.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: