• 19 de fevereiro de 2016

    Vergonha de poder

    – Não sei ao certo o que eu estou fazendo.

    – Sabe sim. O problema é outro.

    – Como assim?

    – Vamos lá: o que você está fazendo. Seja crua e objetiva.

    – Tá… estou vendo que não consigo mais me relacionar com minhas amigas antigas.

    – Qual o problema com isso?

    – Não é muito cruel?

    – Sim, é. Mas manter-se de maneira falsa com elas também é não?

    – Acho que é mais.

    – Eu também. O fato é que você mudou. Não tem mais como manter os mesmos laços.

    – Eu posso mudar a forma de me relacionar com elas?

    – Desde que aceite as mudanças e as incompatibilidades como reais, sim.

    – Entendi…

    – Como se sente? Sua expressão facial mudou.

    – É que eu achava que precisava eliminar elas da minha vida, mas agora estou vendo que não. Eu posso me relacionar com elas, mas não do mesmo jeito porque… porque não dá. E posso ficar mais íntima da minha nova turma… sem culpa.

    – Isso, sem culpa.

     

    O poder é mal visto em nossa sociedade. Aprendemos a sentir culpa, medo e vergonha em dizer “quero e posso”. Como isso pode interferir negativamente em nossas vidas?

    Ter poder é ter potência. Júlio César, primeiro Imperator romano disse que aqueles que vencem podem impôr suas condições aos vencidos. Esta é uma maneira de encarar o poder, uma maneira romana de percebê-lo. A imposição da força. Maquiavel, anos mais tarde terá uma ideia que irá partilhar da premissa de Júlio César, porém indo além. O estadista dirá que o poder, para ser mantido, precisa ser exercido.

    Estes dois pensadores viam o poder como algo desejável e refletiam sobre a maneira pela qual empregá-lo. O desejo de poder e de como usar o poder era um tema importante para eles que reconheciam nesta força algo importante. Saber como empregar o poder afim de criar algo, de colocar o seu desejo no mundo e registrar a sua marca.

    Ora, não é isso que nossa sociedade de consumo propõe? Que coloquemos nossa marca no mundo? Sim, porém a grande diferença é que na atual sociedade existe uma forma pré-concebida de como isso deve ser feito. O desejo só é “puro” e “desejável” no sentido que coexiste dentro de determinados limites e padrões. Sair disso é arrogância, psicose ou simplesmente burrice.

    Quando uma pessoa se propõe um trabalho de desenvolvimento pessoal, inevitavelmente chega um momento em que elas tem o seu desejo muito claro à sua frente. Também chega o momento em que sentem o poder para tornar este desejo concreto. Como ocorre em muitos casos é nesse momento que os problemas começam.

    Vejo pessoas buscando justificar seus desejos, querendo encontrar desesperadamente um motivo que o torne possível para elas. “Possível” aqui entendido como “moralmente” possível. A luta envolve crenças e ensinamentos que as privam de uma fórmula simples e potente: “Porque vais fazer isso? Porque quero e porque posso”.

    Esta fórmula soa como um baque para muitas pessoas. Porém, a reflexão contida aqui é: o que, de fato, nos faz crer em algo? As crenças e justificativas que temos em nossa mente para nossas ações são, simplesmente, escolhas. Escolhemos acreditar em algo e usamos esta crença para justificar ações. Portanto, em última escolha, nossas justificativas “se justificam” porque queremos e porque podemos empregá-las.

    O emprego do poder passa por esta “trincheira” do pensamento Ocidental que é a culpa, medo ou vergonha em assumir: desejo isto e farei isto. A culpa sobre o poder pessoal é o paradoxo mais interessante que temos no Ocidente que se diz, justamente, uma cultura focada no indivíduo a na realização deste indivíduo. Porém, lendo nas letras miúdas do contrato, encontramos as cláusulas pelas quais este poder pode aparecer, as formas pelas quais ele deve se manifestar e o conteúdo ao qual deve atender. Assim, o desejo pessoal se torna enjaulado dentro da mesma fórmula que lhe diz: seja livre.

    Libertar este desejo e o poder significa lidar com a culpa e a vergonha. O medo de ser excluído socialmente, de ir além das letras miúdas de contratos que você assinou se ler. Rebelar em favor da sua própria essência. Ao parar de lutar contra seus desejos e encontrar maneiras de empregá-lo é que vemos as pessoas se transformando de maneira profunda.

    O poder não irá tornar a pessoa cruel e fria, pelo contrário. Ao sentir que tem poder e consegue criar aquilo que deseja as pessoas se tornam mais calmas, mais centradas. O “problema” é que os limites se tornam mais claros também. Represálias tolas e ameaças infundadas não mais seguram estas pessoas. O medo não as controla, pois elas resolvem maneiras de lidar com o medo. Esta, inclusive, é a única ameaça ao estado (propositalmente escrito com letra minúscula) e à sociedade que pessoas de posse de seus desejos podem causar.

    Liberte-se

    Abraço

    Comentários
    Compartilhe: