• 11 de julho de 2016

    Auto Sabotagem

    – Fiz de novo.

    – O que?

    – Ah, eu estava em casa este final de semana e fui até a geladeira.

    – E comeu um monte, isso?

    – Sim.

     

    Auto sabotagem é um comportamento comum, mas porque ela acontece? Como prevenir isso?

    Sabotagem é a ação de provocar, de maneira intencional, dano em algum objeto (como um carro, elevador), pessoa ou sistema (como sistema político). O dano visa a destruição do objeto que ele pretende danificado. A sabotagem pode ocorrer de maneira aberta ou, mais comum, de maneira velada, através de uma pessoa que se infiltra numa organização ou da destruição de uma parte funcional da engrenagem de um objeto.

    A auto sabotagem é o processo pelo qual sabotamos algo em nós mesmos. Em geral, a auto sabotagem ocorre quando estamos diante de mudanças que estamos realizando em nossas vidas e precisamos fazer algumas escolhas, tomar atitudes que “selam” as mudanças. Neste momento, a sabotagem ataca para nos fazer dar um passo para trás em nossa história.

    Porém, porque faríamos isso conosco? Porque sabotaríamos um processo que está indo bem, nos impedindo de cristalizar uma mudança? Ocorre que todo processo de mudança nos deixa inseguros, por mais benéfico que ele seja. A insegurança em processos de mudança é estrutural porque não sabemos, com 100% de certeza, para onde estamos indo. Aprender novos comportamentos e ir buscar novos horizontes é sempre um processo que nos deixa em estado de carência.

    O medo, então surge como um dos motivadores do processo de sabotagem. O medo de que a mudança dê errado, de não saber executá-la apropriadamente ou de que não seja realmente isso o que a pessoa quer começam a surgir e dominar a pessoa. Estes medos nos impedem de crescer, no momento em que nos vemos com a oportunidade de ter uma nova atitude, repetimos a antiga.

    Outro motivador da auto sabotagem é a culpa. Mudanças interferem com quem somos, para muitas pessoas, “mudar” também significa “trair”. É comum, por exemplo, jovens sentirem-se culpados por sair da casa dos pais, como se estivessem abandonando seus familiares. A culpa diminui a confiança na decisão e faz a pessoa não assumir uma postura diferente quando necessário.

    Lidar com a “ecologia da mudança” é importante para vencer a auto sabotagem. Significa, trocando em miúdos, criar integridade em relação ao seu “eu futuro”. É sempre importante verificar se você se sente completamente adequado em relação aquilo que deseja se tornar. Como diz o ditado “cuidado com o que deseja, pois os deuses podem atender”. O “cuidado” não tem o tom de culpabilizar a pessoa por desejar, mas sim, de cuidar do seu desejo como quem cuida de um empreendimento que deseja ver bem alicerçado.

    Abraço

     

     

     

     

    Comentários
    Compartilhe: