– Ando muito irritada
– Com o que?
– Com tudo!
– Hum… está sensível é?
– Não, irritada!
– Pois é, mas para estar irritada tem que estar sensível à algo – ou à tudo – senão não fica irritada não é?
– Hum…
– O que será que está deixando você sensível?
– Eu fico olhando as pessoas e estou de saco cheio, ninguém consegue falar nada de verdade sabe? É sempre um mimimi, mas na hora ninguém se coloca de verdade
– Hum… e quem anda enganando você?
– Quem? Ninguém…
– Porque te incomoda isso nas pessoas então? O que está te pegando de verdade?
– Ai… Meu Deus!… To meio sacuda da vida…
– Ah!
– É to sacuda
– Mas isso já faz tempo…
– Mas agora eu estou sacuda de verdade… não aguento mais, preciso mudar alguma coisa, mas como não faço nada fico assim sabe?
– Ah… claro que sei… que tal vermos por onde você poderia começar a fazer algo para você?
– (Fica me olhando com os olhos cheios de lágrimas)
Irritação é uma sensação que temos sempre que algo nos incomoda. Embora óbvio, geralmente esquecemos disso.
O ponto chave é ir atrás deste “algo” que nos incomoda.
Irritação não é uma causa, é um sintoma, por isso devemos prestar atenção à detalhes de nossa vida quando estamos irritados. O que está acontecendo em nossa vida que nos deixa mais sensíveis, vulneráveis, alertas? Toda a irritação possui um excesso de foco em detalhes, estes detalhes ao mesmo tempo que nos irritam também estão nos dando a dica do sobre o que estamos irritados.
No exemplo acima, a pessoa estava reclamando muito sobre a “honestidade das pessoas”, a atenção estava hiperfocada nisso. Ela dizia coisas como “na hora da vamos ver, ninguém se coloca” mostrando que a sua atenção estava ali. Bem, das duas uma: ou alguém estava sendo desonesto com ela ou ela estava sendo desonesta consigo. No caso, deu a segunda opção.
Costumo fazer a analogia da irritação psíquica com a irritação da pele. A nossa pele só se irrita quando uma substância que causa dano à ela a toca ou então quando nosso sistema imunológico tem uma hiper-reação (hiper sensibilidade) à um determinado tipo de substância. Assim sendo a mente também cria uma hipersensibilidade à algum tipo de situação, comentário ou comportamento e passa a ficar irritada com aquilo.
Se você é muito irritado, perceba onde a sua atenção se foca, quais são os detalhes aos quais você se atém o que irrita mais você. Entenda que isto só te irrita porque, de alguma forma você é sensível, ou “alérgico” à isso e, desta forma é importante de se perguntar o que de seu existe nisso que te causa a irritação. A partir disso você pode começar a cuidar disso que lhe irrita de uma forma mais “direto ao ponto” ao invés de ficar apenas reclamando e brabo com o que te causa a sensação.
Abraço
Visite nosso site; www.akimpsicologo.com.br