• 23 de maio de 2012

    Até onde eu vou?

    – Pois é Akim, agora eu consegui e fiz o que eu deveria ter feito.

    – Ótimo, muito bom, é isso aí mesmo. Não doeu né?

    – Não (risos) mas foi difícil.

    – Bom, isso pode até ter sido, mas tu conseguiu não é?

    – É sim!

    – Ótimo, agora é que vem o verdadeiro desafio meu caro. Agora é manter essas mudanças para que se tornem um hábito em ti.

    – Sei, eu também estava pensando nisso, agora eu tenho que continuar fazendo isso né?

    – Sim, você já fez a mudança, agora tens que perpetuá-la no tempo.

    – É, agora tenho que me policiar para manter o que preciso fazer.

    – Isso aí! Tem algo que você acha que pode atravancar o seu processo agora?

    – Eu acho que tem umas situações que são mais difíceis.

    – Perfeito, como você já sabe o que tem que fazer apenas reflita: o que mais você tem que aprender para conseguir fazer o que tem que fazer nessa situação específica?

    – Ok

    Mudar é algo rápido. Questão de segundos, minutos fazem uma mudança. Hábito é algo diferente, precisa de mais tempo para ocorrer. Tempo e determinação. A pessoa deve fazer, fazer e fazer novamente. Quando digo “fazer” me refiro ao comportamento observável, estado emocional, pensamento, tudo que deve estar alinhado para que a pessoa consiga realizar novamente o comportamento. É algo que vai além de um treino de comportamento, é um treino de atitude física, psicológica e emocional.

    Porque treino? Porque já se sabe o que tem que fazer, o conceito já está entendido, daí que o que resta é a prática. É alinhar, pensamentos, sentimentos e comportamentos; alinhar a identidade, crenças, recursos, comportamentos nos ambientes que a pessoa vive e enfrenta seus problemas. Todo esse processo resume-se em duas palavras: integridade e coerência. Ser íntegro é agir, pensar e sentir em uma só direção, estar coerente é fazer o que você prega.

    E você? Quais os comportamentos que você sabe que tem que fazer, que talvez até já tenha tido, mas que deixou parar no tempo?

    Mantenha-se firme em suas convicções, integridade, no final é o mais importante.

    Abraço

    Visite também o nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: