• 3 de junho de 2015

    Re-organizar

    5-dicas-para-organizar-seus-livros

    • Nossa, estou bem empolgado para o final de semana.

    • Ah é?

    • Sim… nossa, já programei um monte de coisas para eu ir, tô precisando descansar sabe?

    • Sim, puxa que bom que você está programado já!

    • Certeza! Nossa, vai ser meio puxado até porque tem altas festas que eu vou!

    • Hum… e se você está precisando descansar será que esta é a melhor opção?

    • Ué…

    • Estou falando porque me lembro do último feriado que você foi “descansar” e voltou ainda mais podre… será que não seria bom usar aquilo como aprendizado?

    • Hum… você tem razão… mas é  difícil né? Largar essa vida?

    • (risos) Sim… mas que tal ao invés de “largar” você não vai em uma festa só ou duas, ou melhor, porque não tira um momento no meio disso para realmente descansar e se recuperar?

    • Hum… saquei…

     

    Algo comum nas festas de feriados no Brasil é que na volta das festas as pessoas estão mais deterioradas do que quando foram. Porque?

    Ocorre que se confunde festa com recuperação. Boa parte das pessoas diz estar cansada e agradece aos céus por dias em que poderão descansar, entende que descanso é igual à quantidade de horas dormidas, porém isso não é verdadeiro. Dormir muito não significa necessariamente uma boa recuperação no seu organismo. Muitas vezes a pessoa precisa de outras coisas e nem sequer sabe. Por exemplo, tirar os dias para manter uma boa alimentação com muita água é algo que pode ajudar mais do que uma rotina enorme de sono. Porém a realidade brasileira mostra exatamente o oposto, nestes feriados as pessoas tem a pior alimentação e pouca água. O resultado é o que se vê depois dos feriados.

    Da mesma maneira que o corpo biológico, o nosso corpo psíquico também pode usufruir de momentos de relaxamento para se reorganizar. Porém, para fazer isso é necessário um bom auto conhecimento para saber exatamente que tipo de atividade pode lhe trazer o tipo de relaxamento ou de reorganização que sua mente e emoções precisam. Você sabe do que você precisa quando está emocionalmente estressado ou abalado? Sabe que tipo de atividade deve executar quando se encontra triste ou numa rotina que o pressiona? A saída: “vou festar”, embora a mais popular, nem sempre é a melhor saída.

    Passeios são bons para ajudar a pessoa a refletir enquanto se movimenta. É uma boa saída para quem está estressado ou enfrentando problemas que percebe-se sem solução. O caminhar deixa o corpo ativado enquanto a mente funciona e essa parceria é muito interessante para relaxar o corpo, a mente e ainda estar buscando uma solução. Não se trata de esporte – caminhada – e sim de passear.

    Anotar seus pensamentos em folhas de papel e rabiscar buscando soluções também é uma saída interessante para organizar a mente. Serve para aqueles momentos em que estamos “com muita coisa na cabeça”. Seja fazendo listas daquilo que temos que fazer, seja tentando encontrar elos entre suas emoções e ações ou até mesmo desenhando podemos relaxar nossa mente e emoções e, com isso, melhorar a nossa energia.

    Dar-se atividades que estão fora do seu padrão habitual é uma saída interessante também. O novo ativa nosso cérebro de maneiras que não podemos prever exatamente, ele fica em prontidão pelo novo, porém relaxado pela falta de cobrança. Essa combinação é ótima para re-energizar a mente e, muitas vezes, depois disso encontramos boas soluções para os nossos problemas.

    Conversar com um amigo que você confia e desabafar é uma boa opção também. Essa simples atividade produz efeitos no cérebro como se ele pudesse “descarregar” uma carga de tensão enquanto falamos. Essa descarregar funciona para colocar as ideias em ordem e é super comum percebermos que estamos fazendo tempestade em copo de água ou então, encontrarmos soluções para nossos problemas.

    Essas são algumas ideias que dou à meus clientes. Encontre as suas maneiras de estar com sua mente novamente organizada e pronta para a ação, lembre-se sempre de que se re-energizar, se re-organizar é diferente de fazer festa, o que pode ser uma ótima saída quando festar é o que realmente for bom para você!

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: