• 27 de dezembro de 2012

    Rapidez e qualidade

    – O que eu quero é mudar o jeito que eu tomo minhas decisões!

    – Perfeito, o que você quer mudar na sua forma de tomar decisões?

    – Quero tomar decisões mais rapidamente.

    – Entendi. E para que isso é importante?

    – Bem, estamos em um mundo no qual precisamos de decisões rápidas não é mesmo?

    – Ah sim, claro. Velocidade hoje é tudo. Porém deixe-me te perguntar: o que é mais importante nestas decisões que você quer tomar: velocidade ou precisão?

    – Os dois.

    – Claro, mas vamos hierarquizar; em primeiro lugar vem?

    – (pensativo) Bem, acho que tenho que tomar decisões certas rapidamente.

    – Perfeito. É importante ter velocidade, porém correr sem saber para onde está correndo nem sempre é uma decisão sábia.

    – Entendi.

    – Me diga, em que áreas você está precisando tomar mais decisões sábias com mais velocidade?

    – Creio que em todas…

    – Bem, então vamos começar uma por uma vendo o que é preciso em cada uma delas para que uma decisão seja considerada “sábia”

    – Vamos

     

    Como dizia o comercial: potência não é nada sem controle. O mesmo vale para a velocidade.

    Zygmunt Bauman famoso sociólogo diz que nossa sociedade hoje “corre” não para chegar em algum lugar, mas porque “tem que” correr. Ele faz a metáfora como se fossemos ciclistas: se pararmos de correr caímos da bicicleta. Até onde tenho visto a percepção de Bauman está correta, tanto que em vários lugares do mundo está começando a existir o “movimento SLOW”. “Slow food, cities, sex”; um movimento que visa diminuir esta velocidade ou, pelo menos, dar-lhe algum sentido além da velocidade por si só.

    No caso de decisões, por exemplo, velocidade é algo fundamental – principalmente no universo corporativo e dos relacionamentos – no entanto ser veloz e ser sábio são duas características diferentes. Atendo várias pessoas que se arrependem de “não ter pensado um pouco mais antes de dizer” o que disseram. Este “pensar um pouco mais” é uma característica que hoje não é tão valorizada, mas que faz toda a diferença no final. Aprender a ser mais rápido envolve aprender a ser mais certeiro, saber quais elementos considerar ao tomar uma decisão. Quando a pessoa pratica esta percepção ela começa a se tornar “mais rápida”, não porque ela é rápida, mas porque aprende a tomar os elementos fundamentais da questão e analisá-los adequadamente, daí cria-se a impressão de que ela “é rápida”.

    Para que você possa treinar a rapidez é importante que viver de acordo com o que é fundamental em cada decisão seja um hábito forte e enraizado em você. Uma pessoa que tem critérios sobre sua vida, mas não os usa não será rápida quando precisar usar estes critérios; é como ter um computador de última geração, mas nunca usá-lo, quando precisamos dele demoramos para conseguir o que queremos.

    Assim estes dois elementos se tornam importantes: saber quais os critérios a serem considerados em cada tipo de decisão que você tem que tomar e tornar estes critérios partes integrantes da sua pessoa. Isto fortalece e acelera a sua tomada de decisão não porque você precisa correr, mas porque tem segurança sobre o que está fazendo. No final nem é velocidade, é apenas firmeza de propósito.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: