• 15 de março de 2013

    Um dia azul

    – Pois é Akim, hoje estou tristão…

    – Sim, você me contou sobre um monte de invertidas que você levou esta semana não foi mesmo?

    – Pois é… Eu não estou conseguindo me manter muito forte sabe?

    – Ah é? Que interessante… porque você tem que se “manter forte”?

    – Ah… tenho que continuar com a vida não é?

    – É claro, mas e essa tristeza não faz parte dela? Não merece receber cuidado?

    – Vi um post no facebook esses dias: “sabe qual o problema de parecer forte o tempo todo? As pessoas passam a achar que você não tem sentimentos”.

    – Pois é… quem sabe está na hora de você poder mostrar para elas e para você mesmo que tem sentimentos?

    – Como?

    – Como você poderia fazer para cuidar dessa tristeza?

    – Eu acho que hoje eu poderia ir para casa e me cuidar só…

    – Poderia não é mesmo?

    – Sim…

    – A pergunta é: que posso fazer para me sentir bem? Obviamente sem negar ou apagar a existência da tristeza pois ela é importante.

    – Entendi!

     

    Tristeza é uma emoção que faz muitas pessoas saírem correndo, ninguém quer sentir tristeza, mas afinal, para que serve a tristeza?

    Sentir-se triste é importante quando temos uma perda qualquer ela é extremamente adequada de ser sentida para que possamos refletir sobre o que ocorreu, sobre a perda que tivemos e para nos acostumarmos com a ausência daquilo que foi perdido para que possamos mais tarde investir nossa energia em outras coisas.

    O grande problema da tristeza é que as pessoas acabam por intensificarem a tristeza e tornam-se melancólicas. A forma pela qual entendemos a tristeza e lidamos com ela é o que faz a diferença. Minha experiência me mostra que quanto mais conseguimos aceitar as emoções de dor e perda que a tristeza traz com a perspectiva de que aquilo é uma fase de luto mais a pessoa consegue lidar bem com a tristeza e passar da tristeza para reinvestir sua energia em outras atividades. Alguns neurocientistas postulam, inclusive, que a introspecção e diminuição do ritmo que a tristeza traz é uma reação biológica que tem como objetivo justamente manter a pessoa em um estado no qual ela estará pensando, refletindo sobre o que ocorreu.

    Umas das formas mais interessantes de lidar com a tristeza é cuidar dela, aceitar o sentimento, perceber o que está sendo perdido – e porque – e reinvestir a energia em novas fontes de prazer, satisfação e motivação sem querer acelerar o processo – nem retardá-lo.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: