• 3 de maio de 2013

    Defesa

    – Tenho muita raiva dela!

    – Eu imagino.

    – Como é que pode a pessoa sempre passar a perna em outra!

    – Pois é… na verdade eu fico me perguntando como que uma pessoa consegue se permitir levar a pior toda a vez?!

    – (Silêncio) Tá… o que você quer dizer com isso?

    – Simples: para toda vez que ela te passou a perna, teve você aceitando estar com ela novamente.

    – O que eu deveria fazer?

    – O que, de fato?

    – Eu não consigo dizer “não” para ela sabe?

    – Sei… daí que você não se defende dela adequadamente não é mesmo?

    – É… e eu sei o que ela vai fazer… quer dizer o que ela quase sempre faz…

    – Pois é… Daí você vai e diz para ela que “ganhou uma bolada” o seu bônus pelo trabalho que você fez e ela rapidinho vai fazer você usar o seu dinheiro para pagar as contas dela…

    – É… tenho que aprender a dizer o “não”.

    – Exato!

    “Defender-se” é uma atitude básica de sobrevivência emocional. Às vezes pode parecer rude, mas quando olhamos à longo prazo rapidamente percebemos que é, na verdade, algo simples e fundamental puro “bom-senso”.

    Defender-se é preciso pois não são todos que pensam exatamente o mesmo que nós. Nada de errado com as diferenças, porém o fato é que algumas diferenças podem nos causar danos – de forma direta ou indireta – e, por esta razão é importante saber como nos abrir e onde – ou com quem – nos abrir. Nos defender significa saber o que é importante para nós e saber como manter o que é importante para nós através dos nossos comportamentos. É uma atitude ativa que envolve responsabilidade pela nossa saúde emocional.

    O caso que relatei acima é um simples “dizer não”. A pessoa pode passar sem dizer o “não”, a conseqüência, no caso dela, é que depois que realizava a “ajuda” ela sentia-se como uma otária. O que não era de se admirar, pois a pessoa nunca agradecia e, mais tarde até debochava da sua ajudadora. Quando passou a dizer o “não” sentiu-se mais auto-confiante e “dona-de-si”. Aprendeu a se defender desta e de outras pessoas que abusavam da sua “boa-vontade”. Aprendeu o valor que ser uma pessoa “boa”, “honesta” e “solicita” tem e passou a se relacionar com pessoas que sabem como valorizar isso, ao invés de viver com pessoas que queriam apenas sugar isso.

    E você, está precisando defender-se de alguma situação?

    Abraço

    Viste nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: