• 29 de julho de 2013

    Porque não mudo?

    – E não tenho feito as mudanças que eu quero sabe?

    – Sim, sei sim.

    – Pois é, o que eu faço?

    – Vamos analisar? O que você faz quando começa a pensar em uma mudança?

    – Bem, eu imagino o que vai acontecer?

    – Hum… sim, tá… mas de que forma você pensa isso?

    – Ai que difícil… bem… eu não sei ao certo… mas é geralmente quando penso nas dificuldades que vou ter que superar.

    – Exato… você sempre pensa nelas e no que não vai dar certo, não é mesmo?

    – Sim, por aí.

    – Como você reage à isso?

    – Eu começo a ficar com preguiça ou meio com medo.

    – Preguiça e medo são respostas boas para se motivar à fazer algo?

    – Não né… que droga!

    – Pois é

    Muitas pessoas me fazem essa pergunta. Para muitos a resposta é a mesma: falta de atitude.

    Mas, o que significa, exatamente, falta de atitude?

    Podemos entender por “atitude” a forma pela qual a pessoa usa seus recursos mentais, emocionais e comportamentais para gerar em si mudanças. Dependendo da maneira pela qual ela usa as suas virtudes poderá gerar em si motivação ou medo e essas emoções são determinantes fundamentais sobre a mudança – ou não – da pessoa. Assim sendo, qual a atitude correta para gerar mudança?

    Obviamente não existe uma regra específica, mas sim regras individuais. A maior parte das pessoas possui um padrão motivacional que as direciona ou para a preguiça ou para a motivação. Cabe à cada um aprender a perceber como faz para se motivar: de que forma a pessoa pensa quando realiza algo? E como faz quando fica “se enrolando”? Como a pessoa se comporta? O que diz à si mesma nessas situações? Aprender a perceber isso ajudará você a saber como iniciar o seu processo de mudança.

    De uma forma geral – para dar dicas – as pessoas se motivam quando se colocam de forma pró-ativa em seus objetivos. Ou seja, enquanto você tenta explicar o problema, justificar o problema ou culpabilizar/responsabilizar terceiros você não irá entrar em estado de pró-atividade e a sua mudança, provavelmente vai demorar. Porque disso? Simples: enquanto a pessoa não se responsabiliza ela não age e mudanças pressupõe ações.

    Outro fator fundamental é ter um objetivo bem definido. Obviamente é mais interessante correr atrás de um objetivo que está claro e conciso do que de algo que não sabemos ao certo o que é. Quanto mais preciso, claro e convincente for a sua meta, melhor. Em outro post eu descrevi alguns pontos importantes para a criação de objetivos, sugiro ao leitor que faça a leitura.

    Um dos fatores fundamentais do objetivo é o seguinte: o futuro deve ser melhor do que o presente. Parece óbvio, mas muitas pessoas quando pensam em suas metas veem apenas os problemas que terão e não os benefícios que vão adquirir. Se você pensa apenas nos problemas é difícil de se motivar. É como ir para a academia num dia frio: a pessoa sai motivada quando pensa nos benefícios que vai adquiri, e ficar pensando apenas no frio que vai enfrentar fica na cama. Aprender a olhar para o que queremos atingir com nossos objetivos nos ajuda a criar a disposição para mudar.

    É altamente empolgante pensar em algo que queremos ou precisamos e podemos conseguir! Outro fator é a crença na mudança. Muitas pessoas emperram aqui. Não dão crédito à ideia de que conseguirão mudar, de que a mudança irá trazer-lhes benefícios e que eles conseguirão dar conta disso. Assim eles até conseguem imaginar um futuro melhor, mas este futuro não lhes parece real e eles acabam ficando com o que já tem, temerosos de perder.

    Assim a “falta de atitude” é a falta destes elementos na forma pela qual a pessoa encara o desafio, a mudança que se coloca em à sua frente. Se você tem este problema, imagine o seguinte: pense na sua mudança da sua forma habitual. Agora imagine novamente o futuro e quero que pense somete na “parte boa” dele, diga-se que este futuro é possível que você pode conseguir porque já conseguiu realizar outras metas antes – e quem nunca conseguiu? – imagine-se de maneira ativa na execução desta mudança conseguindo atingir os benefícios da mudança. Agora compare esta sensação com a anterior. Qual lhe deu mais motivação?

    Atenção: é possível que você, ao fazer isso, tenha tido mais medo. Neste caso consulte um psicólogo de sua confiança. O aumento do medo se dá – em geral – porque você ainda não possui – ou acha que não – algumas competências para lidar com as mudanças que a sua mudança vai trazer: alguém que quer terminar uma relação, mas não consegue lidar com a raiva do outro ou não consegue ver o outro sofrer tenderá a se afastar do seu desejo, por exemplo. Afinal para todos os elementos da boa motivação que citei aqui podem existir pequenos entraves emocionais que um profissional poderá resolver.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: