• 8 de maio de 2015

    Amadurecer

    arvore1

     

    • Meu pai me diz que eu sou muito imatura!

    • E o que você acha disso?

    • Ah… ele não tá certo! Eu não sou assim!

    • Quando foi isso?

    • Ele me disse isso anteontem… acabou com o meu dia.

    • Você imagina ao que, especificamente, ele se referiu quando disse que você é imatura?

    • Não!! Nem quero!

    • Hum… E o que é uma pessoa madura?

    • (silêncio… me observa) O que você está querendo dizer com isso?

    • Para você discordar do seu pai, deve ter uma opinião própria sobre o que é uma pessoa madura não deve?

    • Não sei… e daí?

    Estar maduro é estar pronto. Maturidade significa isso: prontidão. Mas como compreender se estamos maduros ou não?

    A maturidade não se restringe à um fenômeno apenas. Podemos ser maduros intelectualmente, mas sermos profissionais iniciantes e imaturos. Estar bem desenvolvido em uma área não pressupõe a maturidade em outras áreas da vida, assim é difícil perceber especificamente o que nos torna maduros.

    Um dos critérios que utilizo tem a ver com as emoções. Porque? As emoções são vividas em todas as áreas da vida, a profissional, pessoal, espiritual, social e conjugal. Emoções tem a ver com nossa percepção do mundo e com nossa auto estima. Elas também influenciam diretamente nossos comportamentos o que faz com que saber manejar as emoções seja um dos pontos mais fundamentais da vida humana.

    Qual o critério que uso? Quanto a pessoa é capaz de permitir ou não que uma determinada emoção se alastre por todas as áreas da sua vida. Esta capacidade, na minha percepção, demonstra um alto grau da maturidade de uma maneira geral. Existem emoções que trazem grandes danos quando se espalham por todas as áreas de sua vida e outras que trazem benefícios. A capacidade de permitir isso envolve muitas outras habilidades.

    A primeira é de aceitar uma emoção. Se não aceito a emoção presente, não posso permitir ou não que ela se alastre. A segunda de saber discernir se esta emoção é útil de ser alastrada ou não. Saber isso envolve ter um bom conhecimento de suas emoções para saber se a emoção sentida é específica à um evento ou área ou não. Por exemplo: existem pessoas que acordam, tem uma briga ou uma leve discussão com o conjugue e pronto, o seu dia todo, todas as suas atividades ficam com esta mancha e a pessoa irá ter um péssimo dia. A raiva ou irritação sentida não é uma boa emoção para levar consigo à todas as áreas de sua vida. Diferente de, por exemplo, ter uma bela manhã com seu conjugue e sentir que isso lhe enche de uma energia positiva, ou de tranquilidade ou de força. Essas são emoções interessantes para levar consigo.

    “Levar consigo”, significa saber manter um estado emocional, evocar as emoções – sim isso é possível e saber como colocá-las em ambientes diferentes. Além disso significa saber quem se é. Com uma boa auto estima a pessoa sabe que ela pode até estar tendo problemas em casa, mas que ela pode, por exemplo, soltar-se mais no trabalho e usar o seu dia de trabalho para limpar aquela emoção e munir-se de uma energia boa para chegar em casa e resolver a situação. Não parece interessante esta perspectiva?

    Para fazer isso uma outra capacidade é indispensável: saber administrar emoções conflitantes. Sentir raiva é uma coisa. Sentir raiva, amor e tranquilidade ao mesmo tempo é outra. Um exemplo simples é estar no trabalho respondendo à um chefe chato e incompreensível ao mesmo tempo em que seu conjugue envia uma mensagem mostrando uma foto do seu filho com o primeiro dentinho na mão enquanto seu secretário lhe diz que o problema do dia anterior foi resolvido. Todas estas situações provocam emoções distintas e saber administrar isso tudo requer muita energia e auto conhecimento.

    Espero que esse post possa ajudar você a perceber também como está o seu próprio amadurecimento. É óbvio que este critério é um dos que eu emprego, então, por favor, busque outros para complementar a sua experiência. Porém, é um critério muito bacana e que envolve você em todas as áreas da sua vida, aproveite.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: