• 10 de maio de 2012

    Não sinto nada

    – E aí foi isso, minha filha me visitou, depois de todo esse tempo e eu, simplesmente, não senti nada.

    – Entendi… você já me contou que isso aconteceu outras vezes em outas situações não é?

    – É.

    – É como se você sentisse uma “indiferença” à essas situações?

    – É… é bem isso. Estranho, mas é isso.

    – Indiferença é uma emoção.

    – Ã?

    – É… é isso mesmo. Quando alguém é “indiferente” com você, você não sente?

    – Sinto, é horrível.

    – Pois é, indiferença é uma emoção. É uma forma de reagir afetivamente à alguma situação. Nos sentimos indiferentes, como se aquilo não pudesse nos atingir, nos afetar, não é isso?

    – É!

    – Pois bem, e o que aconteceria se isso te afetasse?

    – Hum… acho que entendi…

    – O que você entendeu?

    – Sempre tive que ser forte sabe? E acho que, de alguma forma, ao longo dos anos ser forte se tornou ser indiferente. Sempre penso nas coisas como “é apenas mais uma coisa”… Mas é duro isso, porque parece que tudo meio que perde o sentido sabe?

    – Sei. Sei bem como é.

    – Porque se tudo “é apenas mais uma coisa” para que ligar ou me importar?

    – Pois é. O que acontece se você liga ou se importa?

    – Parece que eu fico mais fraca.

    – Claro. Ser forte significava não sentir, se você sentir você é fraca. No entanto se você for “forte” a vida perde o sentido, ao passo que se for “fraca” a vida ganha sentido. Me diga será que não é o momento de você repensar o que é ser forte ou ser fraco? Ou quem sabe perguntar-se se forte e fraco se aplica à sua vida nesse momento?

    – É… preciso mesmo… Sabe Akim, eu simplesmente não sei o que fazer se eu tiver uma perda, ou se eu estiver indo num caminho errado. Por isso nem quero pensar sobre sabe?

    – Pensar não… sentir. Não é?

    – É.

    – Muito bem, agora você me deu a deixa que eu precisava. Está claro o que você tem que começar a aprender para “ser forte” de uma outra maneira: aprender o que fazer se tiver uma perda ou perceber que não está no caminho certo.

    – Hum… é… verdade, nunca tinha pensado nisso.

    – Ótimo, vamos pensar juntos então?

    – Vamos!

    “Não sentir” e “sentir indiferença” são duas sensações radicalmente diferentes.

    “Não sentir” é algo que muito dificilmente sentimos. Quando uma situação não nos provoca uma reação emocional é porque ela é tão cotidiana que não precisamos de emoções para vivê-la, daí que não nos angustia.

    Indiferença é uma emoção que, geralmente, está ligada à nos proteger de algum situação com a qual não sabemos como lidar, como resolver. Daí que quando sentimos indiferença rapidamente notamos porque ela é uma reação afetiva à uma situação. Diferente de “não sentir”, “sentir indiferença” é algo que de certa forma nos causa uma certa angustia.

    Porque causa angústia?

    A indiferença é uma emoção útil e adequada quando estamos numa situação em que o que ocorre não nos diz nada ou não nos toca de fato. Ou seja, realmente somos indiferentes à situação. Numa situação como essa a indiferença aparece e não nos angustia.

    No entanto, aprendemos a ser indiferentes com situações que nos tocam, que dizem alguma coisa para nós e que não sabemos como lidar de uma forma adequada. Famílias que tiveram seus entes queridos perdidos durante uma guerra, por vezes geram um sentimento de indiferença para lidar com a dor e a dúvida de se o ente está vivo ou morto e se tornarão à vê-lo um dia. Num caso como este a indiferença está para proteger a pessoa das suas dúvidas, angústias e medos sobre o ente perdido. Embora proteja ela não é tão adequada pois está mascarando perguntas que precisam de respostas mais adequadas de um entendimento mais útil e que não seja facilmente projetado para as outras áreas da vida da pessoa – por exemplo, um filho que resolve se mudar ou ir estudar em outra cidade também pode sofrer da mesma indiferença.

    Para a indiferença que angustia temos que nos perguntar: o que esta indiferença está protegendo? Que outras respostas posso dar para lidar melhor com essas questões?

    Abraço

    visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: