• 22 de março de 2013

    Vingança

    – Eu quero mais é que ela se quebre toda!

    – Eu imagino… mas, no que isso ia te ajudar?

    – Ah… pelo menos eu ia me sentir vingada sabe? Ela me ferrou, tem que se ferrar também!

    – Sim, claro que entendo, mas isso não ia te ajudar a saber como se defender numa próxima ia?

    – Não…

    – Pois é, e como não é a primeira nem a segunda vez que isso ocorre, não acha que está na hora de você mudar o seu comportamento?

    – Ai Akim… eu sei, mas… ah é tão difícil mudar isso em mim.

    – Eu sei, no entanto, toda a vez que você começa a relação dessa forma você mesma já sabe que vai trazer problemas para você no futuro não é?

    – É… eu ainda disse isso um tempo atrás né?

    – Disse. Você já tinha percebido que ia entrar nessa enrascada de novo… agora não coloque a culpa nela, mas assuma a responsabilidade das suas escolhas, o que acha?

    – Eu tenho que fazer isso… senão vou ficar sempre na mesma…

    – Pois é…

     

    Vingança tem muito a ver com o desejo de ver o outro tão ferido quanto ele nos feriu. É um sentimento de “fazer justiça”, mas, que no final das contas acaba não ajudando a pessoa que foi “vítima”.

    No meu consultório tenho visto que as pessoas vingativas tendem a repetir o mesmo comportamento que as colocaram em uma situação complicada no passado. Elas repetem os mesmos padrões e então acabam sendo feridas de novo e de novo, só que, ao invés de aprenderem algo novo, tendem a desejar simplesmente que a pessoa que as feriu sofra também.

    O cerne do problema, então, se torna modificar o pensamento, sentimento e comportamento da pessoa que sofreu para que ela torne-se mais sábia no futuro e não entre nas mesmas “roubadas”, ou então, que saiba como se defender delas. Isso acaba gerando na maior parte das vezes uma mudança na forma de ver as pessoas, a si própria e de como se relacionar. As pessoas terminam buscando perfis de pessoas diferentes para elas.

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: