• 6 de dezembro de 2013

    Converse

    – Pois é Akim eu tenho tudo isso entalado aqui na garganta.

    – Imagino que deva ser difícil viver com isso aí dentro

    – Nossa, você nem imagina.

    – Nunca pensou em dizer isso para ela?

    – Na verdade… não… não deste jeito que estou te falando pelo menos.

    – Que acha de tentar fazer isso?

    Já dizia o Chacrinha que quem não se comunica se trumbica.

    Pesquisas mostram que o simples falar tem um efeito no cérebro mudando a dinâmica neuronal e aliviando a tensão.

    Conversar é uma arte e precisa ser entendida. É importante buscar uma conversa com algo em mente, mesmo que este algo seja comunicar uma sensação que a pessoa possua. Expôr a opinião, desejo ou necessidade é importante de ser feito de maneira à ser entendida. As pessoas, em geral, conversam “esperando que o outro entenda”, grave erro visto que o responsável pela comunicação é quem deve se responsabilizar por ser entendido pelo outro.

    Outro ponto importante é saber que “entrar numa conversa” não significa ter um ponto final definido. Na verdade quando expomos aquilo que temos que expor o outro pode vir com informações novas e diversas que podem mudar completamente o rumo que havíamos pensado anteriormente, assim, conversar tem uma grande dose de entrega à experiência de conversar. Muitas pessoas agem de forma errônea, simplesmente falando aquilo que querem e virando as costas, ora, isto não é conversa, isto é entregar uma informação, poderia ser feito por carta ou e-mail.

    A conversa ainda deve ser feita sempre de forma a buscar algo de bom para os dois lados da conversa, o famoso “ganha-ganha”. Isto deve ser buscado para evitar situações de raiva e agressividade desnecessárias. Muitas pessoas apenas conversam quando estão brabas ou com raiva e isso é um erro severo, pois quando estamos com raiva, não queremos somar e criar acordos, queremos destruir o outro e tirá-lo da nossa frente. Ao perceber que está ficando com raiva é melhor pedir um tempo para se recuperar e continuar uma conversa e não uma disputa pelo poder que é o triste fim de muitas discussões.

    Abraço

    Visite nosso site: www.akimpsicologo.com.br

    Comentários
    Compartilhe: